TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades Fisicas - Agilidade

Dissertações: Capacidades Fisicas - Agilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Agilidade é a capacidade de alterar a posição do corpo de forma eficiente, e requer a integração de competências de movimentos isolados utilizando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, resistência e força. Entretanto, esse fato não é de todo conhecido. Pensando nisso, preparamos uma aula teórica e outra prática, para eliminar qualquer dúvida sobre agilidade que os alunos tenham.

CORRIDA COM CAMBALHOTA

Objetivo: Fazer com que os participantes desenvolvam sua agilidade física e mental, efetuando-a num menor tempo possível. Juntamente com as outras capacidades físicas estudadas nos trabalhos anteriores, como alongamento, velocidade e resistência, a agilidade será trabalhada de forma que todos entendam que ela é necessária em toda a ação que exige a eficiência.

MATERIAIS

Nessa atividade será necessária a utilização de colchonetes, para evitar lesões na hora da cambalhota, calça elástica para facilitar a locomoção e tênis de mola para diminuir os impactos nos pés causados pela intencidade da corrida.

DEFINIÇÃO

A corrida em sí é definida como uma competição esportiva que trabalha a velocidade e a resistência do ser humano. Para uma pessoa sedentária, antes dela ser praticada,é necessário que se tenha um alongamento preciso e muito rigoroso, caso contrário, poderá causar complicações na hora de praticar a corrida.

A cambalhota, popularmente é uma brincadeira realizada pelos bebês com muita facilidade, já que eles tem uma elasticidade muscular maior do que a dos adultos Além de ser uma simples brincadeira de criança, ela pode ser a prova da saúde física do ser humano,pois exige elasticidade, força, velocidade na hora da prática e agilidade para poder conseguir dar a volta no chão. Pensando nisso, juntamos essas duas atividades, que exigem todas essas capacitações para que a classe possa compreender a necessidade da agilidade em todos os movimentos.

LOCAL

A corrida com cambalhota será realizada na quadra poliesportiva, por motivos de segurança dos alunos, por causa da necessidade de espaço na aula prática.

DURAÇÃO

A aula terá duração de 25 minutos, contando 5 para organização, 5 para aquecimento, 10 para a prática do exercício proposto e 5 minutos finais de alongamento para evitar possíveis desconfortos ao decorrer dos dias seguintes.

DESENVOLVIMENTO

A aula deverá começar com um breve aquecimento, que será uma caminhada diferenciada em torno da quadra combinados com os outros movimentos conhecidos. Depois o ritmo será aumentado para uma corrida, que será seguida com as cambalhotas, onde terá colchonetes no chão ao final do ciclo da volta em torno da quadra. Por ultimo, um breve alongamento massageando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com