TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades Fisicas

Pesquisas Acadêmicas: Capacidades Fisicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 5

CAPACIDADES FÍSICAS

1. CAPACIDADES FÍSICAS: Características físicas treináveis num indivíduo;define-se como qualidades físicas motoras suscetível a treinamento como: Equilíbrio ,Flexibilidade, Coordenação Motora ,Resistência ,Força ,Velocidade ,Agilidade , Descontração,Rítimo. As capacidades se dividem em condicionais e coordenativas: Condicionais: relaciona com aspecto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção de energia e fadiga.Exemplo:Força ,Resistência ,Flexibilidade e Velocidade.Coordenativas: relaciona-se com aspecto qualitativo depende de processos de controle de movimento e da coordenação entre o sistema muscular e nervoso. Ex:Rítimo,Coordenação motora,Agilidade ,Equilibrio,Descontração.

2. EQUILIBRIO: Habilidade adquirida pela combinação de ações musculares com a finalidade de assumir e sustentar o peso corporal,contra a lei gravitacional.Pode ser classificado como Dinâmico,Estático,e Recuperado.

• EQUILÍBRIO DINÂMICO: Habilidade de manter o corpo em equilíbrio,enquanto ocorre um movimento de um ponto para o outro( o mesmo só é adquirido durante o movimento).

• EQUILÍBRIO ESTÁTICO: Habilidade que possibilita manter um corpo em determinadas posições estacionárias ou seja adquirido em determinada posição.

• EQUILÍBRIO RECUPERADO: Habilidade de recuperar o equilíbrio após o movimento do corpo e ou desequilíbrio do mesmo, ou seja demonstra a recuperação do equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

3. FLEXIBILIDADE : Capacidade de se movimentar com grande amplitude,movimento de diversas partes corporais dependentes da elasticidades muscular e mobilidade articular. Tipos de flexibilidade relativamente ao caráter da atividade muscular:

• ATIVA:a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados..

• PASSIVA: a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade. A flexibilidade passiva é sempre maior que a flexibilidade ativa, e a diferença entre as duas é chamada de "reserva de movimentos".

Flexibilidade relativa a natureza do movimento:

• GERAL:Amplitude de movimento em torno da articulação e músculos envoltos.

• ESPECÍFICA:Relacionada com diversos movimentos específicos exigidos pelas diversas modalidades determinadas.

4. COORDENAÇÃO MOTORA (DESTREZA): Capacidade física que proporciona a realização de exercícios seqüenciais de forma coordenada para desempenho eficiente.

5. RESISTÊNCIA: Possibilita realizar um esforço,durante determinado tempo,suportando a fadiga resultante da prática e recuperando com rapidez,ou seja,permite esforço continuo em determinado tempo específico.Classifica-se em Resistência Aeróbica,Resistência Anaeróbica e Resistência Muscular e Muscular Localizada (RML).

• RESISTÊNCIA AERÓBICA: Capacidade de realizar um exercício que proporciona um ajuste cardio -respiratório hemodinâmico global ao esforço realizado com duração e intensidade longas onde a energia para realizar a atividade vem do metabolismo oxidativo.Pressupõe um equilíbrio entre o oxigênio necessário para a realização do trabalho muscular e o que se transporta na circulação ate o tecido muscular realizando um esforço de média intensidade.

• RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: Capacidade que permite sustentar por maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio.Permite manter para um determinado tempo um esforço em que o consumo de oxigênio é superior a sua absorção acarretando um débito de oxigênio e que somente será recompensando em repouso ,sendo considerado um esforço de grande intensidade.

• RESISTÊNCIA ANAERÓBICA ALÁTICA: Trata-se da mobilização da energia sem utilização de oxigênio, em espaço de tempo de o a 10 segundos ,utilizando o fosfogênio como fonte de energia imediata para o músculo.

• RESISTÊNCIA ANAERÓBICA LÁTICA: São estímulos de 10 segundos a 2 minutos ,utilizando a quebra do glicogênio muscular com rapidez com uma taxa respectivamente alta de formação e lactato.

• RESISTÊNCIA MUSCULAR :É a capacidade do músculo em trabalhar contra a resistência moderadamente durante longos períodos de tempo.Existem dois tipos a muscular geral e a muscular localizada

• RESISTÊNCIA MUSCULAR GERAL:È mais de um sétimo ou um sexto da musculatura esquelética total,sendo limitada pela capacidade dos sistemas respiratório,cardiovascular e pelo fornecimento de oxigênio.Ela é expressa em função do consumo máximo de oxigênio.

• RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA:È menos de um sétimo ou um sexto da musculatura esquelética total,paralelo a resistência geral,determinada em grande parte pela força específica,pela capacidade anaeróbica e pelas limitantes da força resistência de velocidade,resistência de força,resistência de força rápida,como pela especificidades para coordenação neuromuscular.A resistência muscular localizada é a capacidade que o músculo tem de realizar maios numero possível de movimentos em determinado tempo.

6. FORÇA: Permite deslocar um objeto corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração muscular.È a habilidade que permite um músculo do grupo de músculos produzir uma tensão ou vencer ou igualar-se a uma resistência na ação de empurrar,tradicionar ou elevar.Possui três tipos Dinâmica ,Estática ou Explosiva.

• FORÇA ESTÁTICA:È a força que ocorre quando a força muscular se iguala a resistência não tendo movimento;è a força que explica o fato que ocorre a produção de calor porém não ocorrendo movimento sendo conhecida como força isométrica.

• FORÇA DINÂMICA:A força muscular se diferencia da resistência produzindo movimento,é a força em movimento.Pode ser chamada de força máxima,força pura ou força isotônica.Essa força divide em dois subtipos.:

• FORÇA ABSOLUTA:Valor máximo de força que um indivíduo pode desenvolver num determinado movimento.

• FORÇA RELATIVA:Quociente entre a força absoluta e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com