TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carcteristicas do Serviço Social entre 1960 e 1980

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERÍSTICAS DAS POLITICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980.

O desenvolvimento do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, destaca os desdobramentos das políticas sociais, evolução do serviço socia e a implantação de novos elementos da profissão. As transformações aconteceram de forma dependente ao capital internacional. Com isso deu se a ruptura. Devido essas transformações conseguimos entender a crise capitalista, suas manifestações e mudanças, não só na área política e na enconômica incluindo a sua repercussão na área do conhecimento dos   ideais e dos valores. Com todas as mudanças, insentivam o imperialismo cultural através da mídia, gerando um consumismo e o individualismo.

        Em 1960 a 1980, o assunto político no Brasil, mostrava que teria um período de grandes modificações sociais. Nas mais diferentes áreas da vida dos brasileiros surgiram movimentos sociais intensos. Houve uma grande aliança de várias áreas, das classes nemos favorecidas, criando um grande movimento das classes trabalhadoras pela luta social. A organização política não podia oferecer respostas completas para o movimento popular, somente respostas parciais. Com isso foi feita uma reformulação dos mecanismos de gestão e controle das políticas sociais, por esse motivo naquele movimento aconteceria imediatamente a exclusão da participação popular em qualquer forma de controle sobre as políticas criadas.

        É  importante conhecermos as condições socioecinômicas daquela época, por se tratar de um período que trouxe grandes transformações na esfera social, econômica, política e cultural. No meio de tantas mudanças prevalece no Brasil uma cultura fortemente autoritária e centralizadora de bens. Com isso vai construir e implementar as políticas sociais. São nessas condições sociais, políticas e econômicas, que a politica social enfrenta dificuldades para fazer a distribuição das riquezas produzidas coletivamente. A origem das políticas socias no Brasil é ligada diretamente ao desenvolvimento urbano industrial. Por falta de um mecanismo de controle político, o novo conceito de políticas sociais reduziria muito o que havia de pior nos modelos antigos. Com isso, a seguridade social organzada com um grande caráter assistêncialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com