TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas Da Cegueira Em Crianças

Pesquisas Acadêmicas: Causas Da Cegueira Em Crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Causa de cegueira em criança e adulto

Em geral, as causas mais frequentes que levam à cegueira infantil são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, rubéola, catarata congênita, toxoplasmose congênita, hipovitaminose A, sarampo e tracoma.

Em adultos, especialmente, são outros fatores que podem causar a cegueira, cada um deles, com suas implicações psicológicas e emocionais. Entre os mais frequentes estão a catarata, diabetes,descolamento de retina, glaucoma, retinopatias e causas acidentais entre outras.

Deficiência visual

A pessoa com deficiência tem alguma dificuldade como de locomoção insegura, pouco controle corporal, problemas de postura, insegurança.

Comprometimento:Equilíbrio, coordenação, agilidade, controle corporal, postura, desenvolvimento motor.

Classificação funcional

B1 - Desde a ausência total de percepção de luz em ambos os olhos até percepção luminosa sem a capacidade de reconhecimento da forma de uma mão, a qualquer distância. ( B1 – Cego Com ou sem percepção luminosa).

B2 - Desde a capacidade de reconhecer a forma de uma mão até a acuidade de 2/60 e/ou um campo visual inferior a cinco graus. ( B2 – Baixa Visão AV 2/60 ou CV 5.

B3 - Desde uma acuidade visual superior 2/60 até uma acuidade visual 6/60 e/ou campo visual superior a cinco graus e inferior a 20 graus. (B3 – Baixa Visão AV entre 2/60 e 6/60 ou CV entre 5º e 20 º)

Anamnese

E necessário fazer a anamnese para avaliação do seu repertório motor, e sua memória motora. Após realizar anamnese o professor ira aplicar um aula com as adaptações coretas para aquela aluno com deficiência

Plano de aula

Parte inicial 10-15 minutos

Pique –pega com algumas adaptações para o aluno com deficiência visual.

Atividade: se o pegador for aluno com deficiência visual todos os outros alunos devera deveram correr batendo palmas, para uma localização melhor.se o pegador for o aluno sem deficiência ele terá que correr com latinha amarradas no pé facilitando sua localização pelo colega com deficiência visual, facilitando seu deslocamento

Parte principal

Atividade 1: aluno com deficiência e o colega guia, estando em uma posição parada, realizam o balanço dos braços (posição de corrida); simultaneamente iniciar de mãos dadas, depois com uma corda.Atleta e guia realizam uma corrida estacionária para desenvolver os movimentos simultâneos

Atividade 2: corrida e coordenação geral, o professor deve ficar aproximadamente a uma distância de 20/30 metros longe do aluno e dar orientações sonoras para que ele venha em sua direção, seguindo a voz ou palmas, fazendo o exercício:correr de frente e de costa,corrida lateral,corrida puxando um companheiro com uma corda ou elástico.

Parte final: alongamento dos membros inferiores e superiores.

Prevenir lesões na pratica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com