TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Brasileiro de Educação

Por:   •  13/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

UNICBE – Centro Universitário Brasileiro de Educação

PROJETO EDUCA

Brenda Medrado Lima

Marlove Ferreira

Sabrina Lima        

Tarsiane Diniz

Rio de Janeiro, 2018

Projeto Educa

Instituição: Ciep João Vitta

1 Sobre a Escola

        Em funcionamento há trinta anos, está localizada na Avenida do Canal 3, S N, no bairro Santa Cruz, e atende alunos das comunidades da região que abrange, a saber: Cesarão, Antares, Aço, Rolas e adjacências. A escola da rede estadual possui 884 alunos em Ensino Médio, especial e EJA, cuja porcentagem de evasão dos alunos matriculados é grande. Também há um grande número de reprovados devido à frequência insuficiente. Desta maneira, surgiu-se a necessidade de um projeto para investigação e solução desses problemas.

Objetivo geral: Diminuir a evasão dos alunos.

  1. Específico: Obter melhor aproveitamento/rendimento escolar.
  2. Específico: Erosão do risco da perda de benefícios, devido à frequência.

Duração: O projeto tem o prazo de 6 meses.

Espaço: Nas dependências da escola.

Salas 302 e 304 de 08:00h às 15:00h.

Coordenação do projeto: 2 Assistentes Sociais.

Volume: Custo de R$450,00 mensais (coffebreak para as reuniões, passagem para as visitas domiciliares, ajuda de custo nos eventos). Obtendo alcançar 40% dos alunos.

Mecanismos de controle:  Entrevistas, reunião com os responsáveis e  visitas domiciliares.

2 Relatório

        De 30 responsáveis, 25 compareceram às reuniões. Nestas, serão pautadas alternativas como a criação de palestras para incentivo dos alunos a terminarem o período escolar e qualificar-se para o mercado de trabalho, entrevistas com profissionais escolhidos pelos alunos por meio de votação; criação de feiras de interação entre pais, alunos e visitantes, como a feira de ciências e literatura.

        Pretende-se criar um período trimestral de avaliação dos conhecimentos, visando ampliar o rendimento escolar e prepará-los para provas pós ensino médio (ENEM).

        Será feito também um levantamento de cada aluno, por meio de entrevistas na sala 302, onde pretende-se captar melhor alternativas de acordo com a realidade de cada aluno. E, se necessário, encaminhamento para o profissional indicado (pedagogo/psicólogo), por meio de um acompanhamento semanal.

        Para os casos de bullying, criar mecanismos de investigação, como a pesquisa para que, posteriormente, sejam criados projetos de intervenção através da conscientização com palestras, debates, entre outras.

        Fazer um levantamento sobre a logística dos alunos, conferindo se todos estão matriculados nas escolas próximas às suas residências, evitando transtornos com transporte. Visto que os alunos têm direito a 2 passagens por dia pelo o governo, caso o número seja ultrapassado, será feito a recolocação do aluno para uma escola mais próxima.

        Às alunas gestantes, acompanhar e sempre dialogar, para saber se há dificuldade em conciliar as aulas com as demais atividades. Podem ser sugeridos às alunas um outro tipo de trabalho, que lhes sobrecarreguem menos. Intervenção junto à coordenação pedagógica e à direção para serem compreensíveis, oferecendo maior suporte a essas estudantes. Aulas de reforço em horários favoráveis e flexibilidade na remarcação de provas são formas de estimular as estudante a se manterem matriculadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com