TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Ambiental

Artigo: Ciencia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O Desenvolvimento Sustentável é um processo em que estão integradas e equacionadas as dimensões econômicas, ambientais e sociais, e tem sido considerado chave para a sustentabilidade da vida no planeta. Num cenário em desenvolvimento, como o que se verifica nas cidades brasileiras, os problemas advindos do crescimento desordenado e das desigualdades sociais ampliam os desafios da esfera pública. Com o agravamento das condições ambientais globais, é necessário rever o modelo de transporte público adotado, de forma a garantir as demandas atuais, respeitando o meio ambiente e a sustentabilidade das cidades. Apesar de existir certo consenso, há uma série de indagações sobre o conceito de desenvolvimento sustentável no setor de transporte público, em torno de temas fundamentais como o da eqüidade e da sustentabilidade

História do transporte público urbano

Antes do século XVII, o deslocamento das pessoas nas cidades era realizado a pé, montado em animal ou em carruagem própria puxada por animais, que era privilégio dos muito ricos. As carruagens de aluguel puxadas por animais, que surgiram nas cidades de Londres, em 1600, e Paris, em 1612, podem ser consideradas os primeiros serviços de transporte público urbano. Nos anos de 1617, em Paris, e 1634, em Londres, apareceu o transporte por meio de liteiras de aluguel (espécie de cadeira coberta onde se sentava o passageiro, sustentada por dois longos varais e conduzida por dois homens).

Somente em 1662, quando Paris já contava com aproximadamente 150 mil habitantes, é que o matemático francês Blaise Pascal organizou o primeiro serviço regular de transporte público: linhas com itinerários fixos e horários predeterminados. O serviço era realizado por carruagens com oito lugares, puxadas por cavalos e distribuídas em cinco linhas.

Em 1826, foi criado em Nantes, França, uma linha de transporte público que ligava a cidade a uma casa de banhos. O veículo utilizado era uma carruagem com comprimento e capacidade superiores aos existentes na época, e que foi denominado omnibus (para todos em latim). Esse tipo de veículo, referido na época como carruagem longa ou comprida, já havia sido utilizado em Londres muito antes, por volta de 1798, mas foi na França que adquiriu o nome omnibus, pelo qual ficou conhecido. Nessa época, surgiram veículos de transporte tipo omnibus com capacidade entre 10 e 20 passageiros, operando com rotas predefinidas em diversas cidades: Bordeaux, Nova York, Londres, Paris, etc.

Importância do transporte público no mundo

O transporte exerce sobre a sociedade uma influência muito maior do que aquela comumente percebida. A grande mudança da urbanização que vem ocorrendo no mundo, mostra não somente que maior número de pessoas vão morar e trabalhar em grandes cidades mas também, que o cidadão vai precisar percorrer longas distâncias para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais no espaço urbano.

A maneira como as cidades enfrentam esse problema de demanda de deslocamento urbano, vem causando grandes impactos sobre o meio ambiente, a eficiência da economia e a dignidade humana nas grandes metrópoles. Tradicionalmente, as cidades costumam responder às demandas de viagens com aumento das ofertas de meios de transporte.

Em países desenvolvidos, isso provocou a construção de estradas para prover o crescente número de uso de veículos, criando assim uma forma moderna do espaço urbano expandindo as metrópoles. Contudo o uso de veículos a motor oferece excelentes vantagens tais como a rapidez e o conforto.

Cenário do transporte público Brasileiro

O transporte coletivo no Brasil enfrenta uma série de problemas na área de investimentos. Em muitas cidades ele é considerado precário ou em número insuficiente para atender à população. Isso se refere, principalmente, às regiões do interior do país, afastadas das metrópoles. Nas capitais, o sistema costuma ser amplo e suprir as necessidades da população. Na maior parte do país, o transporte coletivo é feito por meio de ônibus e trens, devido ao grande número de rodovias e a um certo número de ferrovias com que conta o Brasil. Os trens, geralmente, não ocupam lugar próximo aos carros e ônibus, fazendo muitas vezes ligações inter-municípios ou inter-estados, sendo utilizado por pessoas para viajar ou que trabalham num local distante de sua residência. Em geral, para percursos curtos, são utilizados ônibus, táxis e metrôs, tendo esse último substituído em muitas situações o transporte por vias públicas, sendo também considerado uma solução para os congestionamentos das grandes cidades. Algumas cidades contam com metrôs no Brasil, estão entre elas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Teresina. Projetos mais recentes têm visado expandir a utilização do metrô no Brasil. O governo federal reconhece a necessidade do serviço e tenta supri-la, mas não consegue. Apesar de tais obras de expansão e da existência de metrôs em várias capitais, os ônibus e vans continuam a ser o meio de transporte coletivo mais utilizado pelos brasileiros.

Deficiência dos transportes públicos no mundo

O crescimento do número de pessoas que dependem de carros em grandes cidades no mundo está se tornando muito mais evidente. Isso ocasiona obstáculos, congestionamento das estradas que diminui a produtividade econômica, o alto nível de consumo de energia com elevados custos econômicos, sociais e sobre o meio ambiente, o aumento das poluições do ar e sonora, acidentes de transito e a exclusão social, conseqüência do desconforto do serviço de transporte oferecido aos pobres.

Estes problemas de transporte apresentam-se de várias formas em todos os países do mundo, mas tornam-se particularmente críticos nos países em desenvolvimento, onde a população urbana cresce rapidamente e a demanda de mobilidade por meio de transporte coletivo ultrapassa a oferta do serviço.

Nesses países, a organização do sistema de transporte público urbano apresenta muita complexidade, pelo fato de que precisa integrar aspectos fundamentais tais como: a densidade da população, a ineficiência dos transportes de massa, a insuficiente atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com