TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Contabeis

Trabalho Universitário: Ciencia Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

vCrescimento econômico

Quando falamos em crescimento econômico, estamos pensando no crescimento de renda nacional per capita , isto é, de que seja colocada à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional. A renda per capita é considerada o melhor indicador, o mais operacional, para se aferir a melhoria do bem estar, do padrão de vida da população, embora possa apresentar falhas .( os países árabes por exemplo estão entre os paises com a melhor renda per capita, mas não apresentam o melhor padrão de vida do mundo).

Um pais está realmente melhorando seu nível de desenvolvimento econômico e social , se ,juntamente com o aumento da renda per capita,estiver também melhorando os indicadores sociais ( pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia, etc).( www.ebah.com.br)

Juros

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo banco central, para manter a inflaçao sob controle. Se o juro cai muito, a população tem maior acesso ao credito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços, caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado ,se o juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento - que ficam mais custosos -, a economia desacelera e evita-se que os preços subam ou seja, que ocorra inflação.

É por isso que os empresários pedem cortes nas taxas, para viabilizar investimentos. Nos mercados, reduções da taxa de juros viabilizam normalmente migração de recursos de renda fixa para bolsa de valores.

Inflaçao

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um pais ou região durante um determinado período de tempo. Quando a inflação esta em nível muito baixo, ocorre a estabilização dos preços, e assim , o valor dos produtos não aumenta, dizemos então que houve uma estabilidade de preços. A inflação é uma mera medida da variação dos preços para equilibrar oferta com demanda.

A importância do controle contabil

A contabilidade é uma fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro, pois os registros contábeis irão fornecer informações especificas sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos, além de ser capaz de medir o retorno do capital de giro.

A contabilidade é a responsável pela movimentação financeira de uma entidade, é ela que organiza documentos e orienta nas tomadas de decisões dentro da empresa. É também a responsável pela organização de todos os registros de todos os fatos ocorridos no período das negociações, por isso entende muito bem os aspectos jurídicos presentes no mundo empresarial.

Para estar a serviço da entidade , a contabilidade deve estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuarios necessitam naquele momento, caso contrario a empresa poderá enfrentar sérios problemas financeiros.

Variaveis macroeconomicas

Algumas variáveis econômicas exercem grande influencia no dia-a-dia das empresas. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia colocava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos em relação a década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.

Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

Alem de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negocio ira tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial. Em muitos casos é possível prever com certa antecedência quais serão os próximos movimentos da economia com base nos números revelados por tais indicadores . E se há movimento da economia , ele pode chegar ate as finanças do negocio. Por isso é essencial que o empresário fique atento.

Se o empresário ficar atento ao mundo que esta a sua volta, consegue fazer um planejamento muito mais eficaz do que se restringir o olhar apenas aquilo que esta dentro da empresa, pois os concorrentes estão no mercado e analizar a situação em que eles se encontram permite ao empresário saber se esta comparativamente numa boa situação. Caso a informação obtida seja uma ameaça aos seus negócios, terá que procurar alternativas para neutralizar. Já se for uma boa oportunidade é importante desenvolver uma estratégia para maximizar o aproveitamento.

Há diversas variáveis macroeconômicas que interferem nas atividades empresariais. Entre elas podemos citar o juro, cambio, inflação.

• A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo banco central, para manter a inflaçao sob controle. Se o juro cai muito, a população tem maior acesso ao credito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços, caso a indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com