TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Artigo: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1. Em nosso livro didático você estudou os diferentes tipos de conhecimento, que são formas diferentes de apreender ou ver o mundo. Assim, analise os textos abaixo e responda ao seguinte:

a) Identifique o tipo preponderante de conhecimento em cada texto abaixo.

b) Indique duas características de cada tipo de conhecimento identificado na questão anterior, justificando sua resposta com citações diretas, indiretas ou citação de citação dos respectivos conteúdos estudados no livro didático, sendo que estas devem ser apresentadas, conforme as normas da ABNT e ser extraídas de seu livro didático. (Vale 2,5 pontos)

I. O coração é um músculo oco, em forma de cone achatado com a base virada para cima e a ponta voltada para baixo, do tamanho aproximado de um punho fechado. O músculo cardíaco é chamado de miocárdio. Sua superfície interna é recoberta por uma membrana delgada, o endocárdio. Sua superfície externa tem um invólucro fibro-seroso, o pericárdio. Grande Enciclopédia Larousse Cultural, 1998. (Disponível em: <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/filosofia/filosofia/conhecer_o_mundo/conhecimento_mundo>).

1) Conhecimento Cientifico é real no sentido que se prende aos fatos e contingente porque se pauta, além da racionalidade, pela experiência e pela verificabilidade das coisas.

2) - O coração apresenta forma de cone achatado.

- O músculo cardíaco sua superfície interna é recoberta por uma membrana delgada, o endocárdio

II. “Cada cabeça, uma sentença”.

“Quem desdenha quer comprar”.

“Quem ri por último ri melhor”.

“A pressa é a inimiga da perfeição”.

“Se conselho fosse bom, não era dado de graça”.

1) Conhecimento Senso Comum portanto, representa um conhecimento sensitivo e aparente, porque se apega á aparência dos fatos e não á sua essência.

2) - A cada cabeça, uma sentença.

- A pressa é a inimiga da perfeição.

III. “No princípio criou Deus os céus e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”. (Disponível em: < http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1>).

1) Conhecimento Religioso ou teológico fundamenta- se na fé das pessoas, partindo do principio de que verdades nas quais se acredita são infalíveis ou indiscutíveis, poi se trata de revelações divinas.

2) - E a terra era sem forma e vazia.

- E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz.

Questão 2. Não há unanimidade sobre a definição de ciência e muito menos sobre as características que esse tipo de conhecimento assume. Nesse sentido, leia abaixo o texto de Kuramoto e responda: qual característica da ciência é preponderante no texto? Justifique sua resposta utilizando-se de citação que seja extraída de seu livro didático, apresentado-a de acordo com as normas da ABNT. (Vale 2,5 pontos)

“O acesso livre ao conhecimento científico tem sido uma reivindicação da comunidade científica. Sabe-se que 15% da produção científica mundial já se encontram em repositórios institucionais de acesso livre pela rede mundial de computadores. As dificuldades de manutenção das coleções de periódicos científicos pelas bibliotecas é muito grande. Afirma Kuramoto, citando Stevan Harnad, que os trabalhos depositados em repositórios de acesso livre têm um incremento de cerca de 300%, em média, no fator de impacto. Ou seja, a média de citações desses trabalhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com