TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Casos: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

1- INTRODUÇÃO...........................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO...............................................................................8

2.1- ATIVIDADE ECONOMICA DA EMPRESA......................................10

2.2- COLABORADORES, ESCRITURAÇÃO CONTABIL E DEMOSTRAÇÃO CONTABIL.................................................................10

2.3- MISSÃO, VISÃO E VALORES.........................................................11

2.4- ORGANOGRAMA............................................................................11

2.5- GESTÃO...........................................................................................13

2.6- CONFLITOS ENTRE LIDERES E EMPREGADOS.........................17

3- CONCLUSÃO..........................................................................................19

4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................20

1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual exige que a universidade não somente capacite os acadêmicos para futuras habilitações nas especializações tradicionais, mas principalmente, que tenha em vista a formação dos mesmos, para desenvolver suas competências e habilidades em função de novos saberes que se produzem e que exigem um novo tipo de profissional.

Dessa forma a educação deve ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, na qual o aluno é agente ativo, comprometido, responsável, capaz de planejar suas ações, assumir responsabilidades, tomar atitudes diante dos fatos e interagir no meio em que vive contribuindo, desta forma, para a melhoria do processo ensino aprendizagem.

Considerando-se a necessidade de que a educação na universidade ofereça aos acadêmicos referenciais que os ajudem a perceber as várias dimensões, levando-os a pensar globalmente, no sentido de desenvolver um senso de responsabilidade com as classes sociais, como objetivo de refletir sobre a importância da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Dessa forma o contato com novas experiências dentro e fora da instituição de ensino os ajuda a conhecer as diversas áreas de atuação da profissão escolhida além do vasto conhecimento e troca de informação que lhe é passado.

Como é um exemplo de troca de experiência o texto “Inovação para crescer nos negócios” que fala sobre a falta de mão de obra qualificada no mercado. De acordo com Colofatti que após ficar a frente de sua empresa por muitos anos e teve que com o passar dos tempos diminuir o ritmo de trabalho, conta que quando buscou pessoas com o mesmo perfil que ele para trabalhar na empresa. Persistência e dedicação são palavras circundam a mente do empresário. Porem, ele revela que sempre foi dirigente que centralizou nele todas as responsabilidades de comando na empresa. Delegar e distribuir as responsabilidades da empresa para determinados colaboradores foi atitude que salvou a sua saúde e além disso, o ajudou a colher melhores resultados.

A Contabilidade surgiu para que o dono estivesse a par da saúde financeira de sua empresa. Mas o contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes.

Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveis hierárquicos. No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados.

Cada empresa tem seus produtos, sua tecnologia de produção, aperfeiçoando-a de acordo com os parâmetros institucionais mais adequados para mantê-la atualizada. Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, constituem peças - chave à competitividade e rentabilidade de uma empresa.

A ênfase na transmissão de informações com finalidades genéricas está baseada na presunção de que usuários significativamente numerosos necessitam de dados semelhantes. Isso ocorre principalmente com os acionistas, investidores e credores, que dependem de relatórios que dêem respostas claras e concisas às suas dúvidas.

Já no que concerne às necessidades individuais de usuários especializados, as informações são dependentes, devido a sua complexidade e abrangência, de um estudo aprofundado por parte dos administradores. Estes devem estar cientes de sua responsabilidade na obtenção de um pleno desenvolvimento empresarial, como explica Tasso, (2005, p.1): ”Se existe um lugar onde estão centralizados todos os atos de gestão ele encontra-se na Contabilidade”.

Ainda para o mesmo autor (p.2): “A Contabilidade ainda hoje é vista como um mal necessário dentro da empresa”, isso porque para alguns gerenciadores ela é mero instrumento de controle dos assuntos fiscais. Além disso, a complexidade de alguns relatórios faz com que usuários despreparados considerem-os verdadeiros hieróglifos.

O empresário, ao criar uma organização econômica especializada deve dispor de uma capacidade de mensurar e atenuar riscos devido a todos fatores que ameaçam o bom desenvolvimento de uma atividade.

O trabalho dos contadores sofre séria desvalorização, principalmente por parte das micro e pequenas empresas, que, com objetivo de minimizar custos deixam de investir na contabilidade gerencial, cumprindo estritamente as obrigações fiscais e legais, acarretando a deficiência de instrumentos auxiliares à tomada de decisões.

Por meio de inúmeros relatórios e demonstrativos da situação patrimonial fornecida pelo setor contábil, as áreas gestoras passam a tomar suas decisões, levando-se em conta fatos cujos acertos estão comprovados em seu passado, ou alterar rumos de suas ações baseadas em desacertos anteriores.

Apesar da aparente eficácia plena da transmissão, recepção e assimilação dos dados contábeis pela administração, o que realmente ocorre é uma flexibilização por parte destas quanto às medidas corretas a serem tomadas frente as intempestividades econômicas, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com