TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Monografias: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

vbxjnbkljxgcnklbjcgklbkIntrodução

O presente trabalho tem a finalidade de se apresentar um estudo sobre as práticas de finanças nas empresas e compreender toda a importância da administração financeira para a saúde da empresa e para a sua solidificação e sucesso.

A administração Financeira diz respeito às responsabilidades e funções do administrador financeiro numa empresa. Os mesmos administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos. Nos últimos anos, as mudanças no ambiente econômico e regulatório elevaram a importância e a complexidade das responsabilidades do administrador financeiro.

Etapa 1

Passo 1

Ler sobre sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais, como sugestão,

procure nos livros indicados a seguir:

• GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo:

Saraiva, 2010.

• HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira

aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas,

2008.

Nota

• O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que

estes sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina,

disponível no AVA, que apresenta uma série de referências bibliográficas e não se

esqueça de anotá-las.

Os livros de GROPPELLI(2010) e HOJI (2010), no primeiro capítulo tratam especificamente sobre administração financeira, e os principais conceitos e também a importância do administrador, as habilidades necessárias para ter uma boa e competente administração financeira.

A administração financeira usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.

Conforme Hoji (2010), no que tange a administração financeira, “o objetivo econômico das empresas é maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários” (p.03). O autor explica que os proprietários almejam um retorno de seus investimentos compatível com o risco assumido, por meio dos resultados econômicos e financeiros. E os acionistas esperam a remuneração pelo investimento realizado.

Ainda Hoji (2010) diz que o planejamento consiste em: [...] estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.

Groppelli(2010) relata também da importância da contabilidade, este por fim que fornecem os demonstrativos financeiros trazendo informações relevantes sobre a lucratividade da empresa.

De acordo com Groppelli: “As empresas se expandem globalmente para ampliar lucros, aumentar o seu potencial de crescimento e ganhar com troca de tecnologia.” (2010, p. 18). Evidenciando o principal objetivo da empresa.

Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros, cujo principal objetivo é a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

Investimentos de recursos financeiros - analisando e definindo investimentos buscando a maximização do retorno e a minimização dos riscos;

Segundo Groppelli (2010): “A meta principal de um administrador financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas.” Mas podemos complementar, uma vez que O administrador financeiro contribui consideravelmente com os conhecimentos técnicos que conduzem de forma harmônica as atividades e operações existem em função do negocio da empresa. O mesmo apenas "contribui", visto não ser de sua competência determinar como tais atividades e operações devem ser conduzidas.

Regime competência , neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização. Neste caso, avaliam-se os custos efetivos (fixos e variáveis) envolvidos na realização do negócio, independentemente que tenham ocorrido recebimentos ou pagamentos. E também, nesta conta, são levados em consideração somente os valores efetivamente contratados quando da compra e da venda das unidades negociadas (de mercadorias ou de serviços). Segundo HOJI (2010), “a contabilidade adota o regime de competência para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações.” (p.10)

Regime de caixa neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários.

Passo 3

Reunir-se para responder às questões apresentadas a seguir, com base nos capítulos dos

livros lidos, justificando as respostas.

1. Qual o é objetivo de uma empresa?

2. Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração

financeira.

3. Quais as funções do administrador financeiro?

4. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

1- Qual o Objetivo de uma empresa?

R: O objetivo econômico de uma empresa é a maximização do seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentado a riqueza de seus proprietários, uma empresa para aumentar sua riqueza ela investe em projetos e adquiri ativos cujo os retornos produzem lucros possíveis com os menores riscos.

2- Explique as atividades de financiamentos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com