TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Monografias: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

O ato de comunicar-se ainda torna-se um dilema para as organizações, sejam elas públicas ou privadas. No entanto, sempre estão buscando novos meios para sanar esses desafios.

Percebe-se que no texto apresentado como base para esta atividade busca uma comunicação estreita entre sua diretoria, seus colaboradores e investidores, onde o processo de comunicação passa pela transformação das informações: oral, escrita ou corporal.

Primeiramente as organizações buscam evitar as barreiras que atrapalham as comunicações ou impedem que o processo funcione.

Para tanto, ouvir é necessário. Neste processo são realizadas reuniões que darão o norte ao foco do que se deseja realizar.

Em seguida, é redigido um relatório pontuando os aspectos a serem discutidos em nova reunião e por fim, um novo relatório é confeccionado, em forma de revista, dando o feedback.

Para Riel (1995)¹ comunicação Organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais, marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.

A organização é tido como uma máquina, seus objetivos e fins estão voltadas para o cumprimento das metas propostas. E a comunicação viabiliza o cumprimento destes objetivos e meta, caracterizando-se como um modelo linear e mecânico.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

O relacionamento interpessoal reúne um conjunto de competências por meio das quais o indivíduo se relaciona adequadamente com outras pessoas. A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback.

O desenvolvimento das pessoas no contexto organizacional depende do relacionamento interpessoal, que consequentemente interfere na motivação dos colaboradores, pois ela funciona como uma ferramenta de auxílio nesse processo, criando estratégias que possam atuar como força impulsionadora do comportamento dos indivíduos que a compõe. Nesta perspectiva pode determinar o foco do trabalho e o que se pretende identificar, como as pessoas reagem ao desempenharem determinadas funções, independente do cargo hierárquico que ocupam dentro da organização, consequentemente melhorando seus níveis de desempenho pessoal e profissional. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão. Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado. Busque aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho. 

O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo seu próprio filtro cultural. A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal.

Temos exemplo de ferramenta, que podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio.

Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão.

A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.

Uma vez transmitida à informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento.

O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com