TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  7.446 Palavras (30 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

O Custo ligado à produção da empresa 4

2.4 Resumo para memorização 5

2.5 Custo Global, Custo do Exercício e Custo Unitário 7

2.5 Fases do Custo e sua Distribuição 8

2.5.1 - FLUXO DAS FASES DO CUSTO TOTAL 8

2.6 9

2.7 O Custo da Produção Industrial 9

2.8 Métodos de Custeio e Sistemas de Custeamento / Custeio 10

2.8.1 Métodos de Custeio 10

2.8.2 FLUXO ESQUEMÁTICO DE APURAÇÃO DO CPV 11

2.8.3 ASPECTOS FISCAIS 12

2.8.4 – SISTEMAS DE CUSTEAMENTO 13

2.8.4.1 Custos por Ordem de Fabricação 13

2.8.4.2 Custos por Processo 14

2.8.4.3 CUSTO-PADRÃO E CUSTO REAL 15

2.9 CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS – UMA OUTRA CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS 16

2.9.1 Custos/ Despesas Variáveis 17

2.9.2 Custos/ Despesas Fixas 17

2.10 A RELAÇÃO DOS CUSTOS COM O VOLUME E O LUCRO 17

1 b) para o caso da empresa que produz vários produtos e, naturalmente, pratica preços e margens de contribuições percentuais diferenciados, assim, como o é na maioria das empresas, informamos que o critério mais exato e utilizado para encontrar-se a sua margem de contribuição é calcular-se a Receita Total, no Ponto de Equilíbrio, via média ponderada, das margens de contribuição unitárias, seja o exemplo abaixo: 22

REFERÊNCIAS 24

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Industrial - São Paulo: Atlas, 2010. p. 520, p. 522-523. p. 530-533. p. 538- 539. p.553. p.556. 24

1 INTRODUÇÃO

A empresa necessita de elementos e informações rápidas e exatas, tanto quanto possível, afim de que possa tomar, em tempo hábil, as providências adequadas para manter o seu equilíbrio econômico e financeiro e aumentar a sua eficiência. Isto, não só em tempos normais, mas, principalmente, em épocas adversas da economia de um país (desabastecimento, depressão, estagnação, recessão, inflação, estagflação) e, ainda, quando existe forte concorrência no mercado, ou estão em perspectiva novos concorrentes - ocasiões que obrigam à revisão da política de fixação de preços.

A finalidade da contabilidade de custo é a determinação de custos unitários. Por exemplo: o custo por departamento, por fase de fabricação, por produto, por serviço, por material, por mão-de-obra, por despesas gerais, etc.

Pode-se assim dar o seguinte conceito: a contabilidade de custos, com aplicação dos princípios da contabilidade financeira, tem como objetivo a apuração de custos unitários dos bens e serviços a serem produzidos, sendo os principais: a) por divisões, departamentos, processos de fabricação, serviços ou operações; b) por produtos e ou serviços; c) por partes componentes dos produtos; d) por elementos do custo, isto é, material, mão-de-obra e gastos indiretos de fabricação.

2 DESENVOLVIMENTO

O CUSTO LIGADO À PRODUÇÃO DA EMPRESA

O custo que constitui objeto de estudo da Contabilidade, não é demais repetir, é o custo da produção, isto é, dos fatores que a empresa utiliza e deve remunerar para realizar a produção. Embora os fatores dos custos, sob o aspecto econômico-contábil, devam ser reduzidos a uma medida comum: a moeda. Não se deve Confundi-los com o próprio desembolso de numerário. Antes de prosseguirmos convém, aqui, caracterizar as distinções inequívocas entre: Pagamento, gastos e custos e despesas

2.1. O pagamento

- tem lugar quando se transfere dinheiro da empresa para o mundo exterior ao da mesma empresa. Por exemplo: pagamento de prestações amortizastes de empréstimos bancários, compra de mercadorias à vista; quitação, em dinheiro, de dívidas vencidas e vincendas, de aluguéis, seguros, ordenados, compra de móveis e utensílios e de ativos diversos etc.

Repetindo, os pagamentos são caracterizados pelas saídas de numerário para o mundo exterior da empresa. Disso deduz-se que, enquanto a empresa estiver em funcionamento, não será possível medirem-se os custos pelos pagamentos, ou pelos gastos.

2.2. Os Gastos

- realizam-se no momento em que a empresa adquire bens ou serviços, para consumo imediato ou posterior no processo produtivo. Os gastos podem ser realizados conjuntamente com o pagamento, nos casos de operações à vista; podem, ainda, ser realizados em data anterior à do pagamento, nos casos de compras de ativos a prazo, ou então em data posterior à da saída de numerário, na hipótese de antecipação de pagamento (seguros, aluguéis, salários etc.).

Podemos incorrer em gastos com custos de investimentos – fixo e operacional; gastos com custos de produção; gastos com despesas pagas ou a pagar e, finalmente, gastos com pagamentos por responsabilidades assumidas momentânea ou anteriormente.

Resumo de Gastos: Para a empresa e, em economia, a simples aquisição de bens de investimentos - fixos ou circulantes, bem como a contratação de serviços, lançamento de despesas e custos à conta de resultados, já caracteriza o fato administrativo e econômico do gasto – não importando se ocorreu à vista ou com pagamento posterior.

2.3. Os Custos

- representam a soma dos fatores - bens e serviços - consumidos na produção da empresa. Na verdade, caracterizam-se como investimentos circulantes e estão presentes na rubrica de estoques – acabados e em processo –, do investimento operacional do empreendimento Para o cálculo dos custos levam-se em conta os consumos; para precisar-se o pagamento ou quitação dos gastos têm-se em conta as datas de aquisição.

Os custos circulantes, ou estoques de produtos acabados, só se transformam em despesas, quando da ocasião simultânea da venda do bem ou serviço. Pois, para a empresa auferir receita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com