TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Exames: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 16

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

CAPÍTULO 01

A área de finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. Há muitas possibilidades e oportunidades de carreira nessa área.

QUE SÃO FINANÇAS?

Podemos definir finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Praticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas, e órgãos governamentais.

PRINCIPAIS ÁREAS EM FINANÇAS.

As principais áreas em finanças podem ser identificadas examinando-se as oportunidades de carreira. Podemos dividi-la em duas grandes áreas: SERVIÇOS FINANCEIROS e ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

- SERVIÇOS FINANCEIROS :- É aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Envolve uma gama de oportunidades interessantes de carreira nos ramos de serviços bancários, planejamento financeiro pesoal, investimentos, imóveis e seguros.

- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA :- Preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa. Neste caso, os administradores financeiros devem gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa – financeiras e não financeiras, públicas e privadas, grandes e pequenas, com ou sem fins lucrativos. Desempenham tarefas como planejamento, concessão de créditos a clientes, avaliação de projetos de investimentos e captação de fundos para financiar as operações da empresa.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS.

O objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou outros sócios de outros tipos de sociedade).

Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de resultados econômicos e financeiros (lucro). O mesmo se aplica as empresas públicas, que esperam através de superávit o reinvestimento dos recursos para melhorar o atendimento e expansão dos serviços prestados a comunidade.

A empresa, representada por seus administradores (diretores e gerentes) e empregados, em geral desenvolve atividades com os agentes econômicos (fornecedores, clientes, bancos, governo, comunidade) do ambiente em que está inserida, gerando resultados econômicos e financeiros.

ATIVIDAES EMPRESARIAIS

Podemos agrupar as atividades empresariais de acordo com a natureza: OPERAÇÕES, INVESTIMENTOS e FINANCIAMENTOS.

- ATIVIDADES DE OPERAÇÕES :- São aquelas relacionadas as funções do negócio da empresa e são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para o investimento feito pelos proprietários. São atividades refletidas em contas integrantes da Demonstração do Resultado do Exercício, que geram Lucro ou Prejuízo operacional. Por exemplo, compra de matéria prima, vendas, salários, encargos sociais, aluguel, etc.

Atividades auxiliares, que dão suporte aos negócios da empresa, como serviços jurídicos, planejamento estratégico, publicidade, etc, também são consideradas atividades operacionais.

- ATIVIDADES DE INVESTIMENTO :- Atividades referentes as decisões de aplicação de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte as atividades operacionais. Estão classificadas no Balanço Patrimonial em INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS ou em ATIVO PERMANENTE. Por exemplo, compra de maquinas, equipamentos, aplicações financeiras de curto ou longo prazo, etc.

- ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS :- Refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. São atividades classificadas no Balanço Patrimonial como PASSIVO FINANCEIRO ou PATRIMONIO LIQUIDO. Por exemplo, empréstimos bancários, integralização de capital, etc.

FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoas ou grupos de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller, gerente financeiro, tesoureiro, administrador financeiro.

O administrador financeiro deve atuar em todas as áreas de atividade da empresa. Convém destacar que a área de atividades operacionais existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, com seus conhecimentos técnicos, ele pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais.

As funções típicas do administrador financeiro são:

- análise, planejamento e controle financeiro;

- tomadas de decisões de investimentos; e

- tomadas de decisões de financiamentos.

- ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

- DECISÕES DE INVESTIMENTOS dizem respeito à destinação dos recursos financeiros da empresa, para aplicação em ATIVOS CORRENTES (circulante) e ATIVOS NÃO CORRENTES (realizável a longo prazo / permanente), considerando-se a relação adequada de risco e retorno dos capitais investidos.

- DECISÕES DE FINANCIAMENTOS são tomadas para captação de recursos financeiros para financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos e a estrutura do capital.

RELAÇÃO COM A TEORIA ECONÔMICA E CONTABILIDADE

Teoria Econômica :- O campo das finanças está intimamente relacionado ao da economia. Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico e estar atentos para as conseqüências da variação dos níveis de atividade econômica e das mudanças de política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com