TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Artigos Científicos: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema de Ensino Presencial Conectado

ciencias contabeis

o contexto empresarial

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Introdução a contabilidade.

Orientador: Prof.Vania de Almeida Silva Machado Equipe de professores do 1º semestre.

Vilhena

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 Desenvolvimento da teoria 4

2.1.1 Planejamento 4

2.1.2 Controle 5

3. PATRIMONIO 5

4. FONTES DE RECURSOS 6

4.1 Capital Social 6

4.2 Capital de Terceiros 6

5.ANALISE DE MERCADO 7

6.DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 7

7.ESTRUTURA DE MERCADO 8

8.CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO

8

9 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende abordar de maneira estruturada, alguns conceitos referentes tópicos seguintes: funções administrativas são apresentadas através do planejamento e controle, através dessas duas ferramentas podemos alcançar os objetivos estabelecidos adequadamente. Patrimônio como tudo que a empresa possui como bens, direitos e obrigações. Capital próprio seria aquele constituído pelos fundadores da empresa, e capital de terceiros poderá ser reapresentado por recursos obtidos pela empresa através de pessoas não sócias da mesma. A análise de mercado é importante para identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar.

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Desenvolvimento da teoria

2.1.1. PLANEJAMENTO

Entre as funções administrativas estão o planejamento e o controle. O planejamento e o controle têm que está entre uma decisão e uma ação, para que se alcance o sucesso de uma ação. Esta função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.

É por meio desta função que a empresa irá se preparar estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

De acordo com KAWASNICKA,1995,p. 169), “o planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”.

O planejamento é envolvido por três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com visão de longo prazo. O planejamento tático transformará estratégias em planos mais específicos.

Já o planejamento operacional será definido os procedimentos específicos para os níveis mais

inferiores da organização e com prazos mais curtos.

O planejamento não garante sucesso, mais não existe organização de sucesso que não pratique o planejamento.

Se antes as organizações eram envolvidas pelo seu crescimento e eficiência, nos tempos de hoje, as organizações tem que ser eficazes, ou sejam, são avaliadas, pela capacidade de realizar sua missão organizacional.

Missão entendida como a razão de existir de uma organização e o seu modo de agir. E uma missão bem definida ajuda o processo de planejamento. Daí a importância da missão ser clara e objetiva e de conhecimento de todos envolvidos com a organização, internamente e extremamente.

Conceitos de Planejamento

Planejar é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los (Richard L. Dalf).

Planejar é decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fizer e quem deve fazer (Koontz, O’Donnell & Heihrich).

Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar (Samuel C. Certo).

Planejar é o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcançá-los (John R. Schermerhorn, Jr.).

2.1.2. CONTROLE

Está diretamente relacionado com o planejamento. É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados.

Os autores Koontz e O’Donnel (1998) especificam que controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores para assegurar que os objetivos da empresa e os

planos delineados para alcançá-los sejam realizados. É, pois, a função segundo a qual cada administrador, do presidente ao supervisor, certifica-se de que aquilo que é feito está de acordo com o que se tinha a intenção de realizá-lo.

3. PATRIMONIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessário para realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais.

Segundo Padoneze, “patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

Conforme Schroeder et al. (1991, p. 530) “[...] como os interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com