TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  9.455 Palavras (38 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 38

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

A contabilidade é uma ferramenta fundamental desde seu aparecimento como conjunto coordenado de conhecimentos onde podemos usar os seus objetivos e finalidades para fornecer informações e orientações e alcançar os seus fins.

De acordo com Marion (2008, p.23):

A contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com objetivos e finalidade definidos, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciências, de acordo com as orientações seguidas pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.

Dentro deste contexto percebe-se que a contabilidade não é somente para poder enquadrá-la no elenco mais sim fornecer informações necessárias, a contabilidade também registra os fatos, como os objetivos e finalidades, com a técnica e ciência sua finalidade é estudar e controlar. Conforme Marion (2008, p. 24) afirma:

Dentro de uma empresa, a situação não é diferente. Freqüentemente, os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso. por isso, há necessidade de dados, de informações corretas , de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma maquina preço de um produto, contrair uma divida a longo ou curto prazo, quanto de divida contrairá que quantidade de material para estoque deverá comprar, reduzir custo, produzir mais.

A contabilidade é tão antiga quanto o homem e desenvolveu-se à medida que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração, ela é fundamental para contribuir para as tomadas de decisões dentro de uma empresa.

Segundo Iudícibus (2006, p. 34):

Não é descabido afirmar-se que a noção intuitiva de conta e, portanto, de Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas a aproximadamente 2.000 anos a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao inventariar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.

Nesse sentido, é sabido que a contabilidade vem evoluindo, juntamente com a humanidade, acompanhando as evoluções tecnológicas, por isso pode se dizer que atualmente (2009) ela se tornou uma ferramenta indispensável, na medição de fatos ocorridos nas organizações em gerais, privadas ou públicas.

Na verdade a contabilidade é um resumo que auxilia e facilita os contadores, ate mesmo o empresário a tomar suas decisões. A contabilidade é instrumento que podemos usar para poder ter grande desenvolvimento em nossas empresas tem como objetivo: classificar, registrar, analisar, e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio. Sendo considerada qualquer pessoa física ou jurídica, ajuda a destinar a prover seus usuários para tomar decisões.

De acordo com Marion (2008 pg: 25)

A estrutura conceitual básica da contabilidade, entre outros, trata dos objetivos, cenários e princípios da contabilidade. Contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisões. Usuários pode ser considerados como qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados ( normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma entidade.Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral ) ou externos a empresa( acionista, instituições financeiras, fornecedores, governo, sindicatos).

Sendo assim de uma forma mais ampla, a figura abaixo demonstra, o diagrama da contabilidade como ciências de informação, demonstrando que ela não apenas é uma ferramenta de análise matemática (exata) mais sim de análise de comportamento em face das ações humanas sobre seus patrimônios.

Figura 01 - Diagrama

Fonte: Neves e Viceconti (2006; p 1)

Com o intuito de que o homem conheça ou tenha um acompanhamento melhor de seus patrimônios surgiu então a contabilidade que suprir então todas estas necessidades, pois a contabilidade passa ao proprietário todas as informações e o ajuda a controlar seus bens .Segundo Marion (2008 p. 26)

A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidade para o profissional. O estudante que optou por um curso superior de contabilidade terá inúmeras alternativas, entre as quais citaremos as seguintes: Contador é o profissional que exerce as funções contábeis, com formação superior do ensino contábeis ( bacharel em ciências contábeis ).Contabilidade financeira: de acordo com a área ou a atividade em que é aplicada, recebe varias demonstrações: contabilidade agrícola ( aplicada as empresas agrícolas )etc. Em Contabilidade, o termo análise originariamente tem a ver com a conhecida análise racional ou cartesiana, método criado por Descartes e que consiste em se abordar um problema ou objeto de análise a partir da decomposição de um todo ou de partes maiores, em parte menores. Dessa forma,as contas contábeis que representassem partes menores de um objeto contábil foram chamadas de "contas analíticas", enquanto as contas maiores e que agrupassem os saldos de contas analíticas, denominaram-se "contas sintéticas". Um procedimento que se usa para a análise contábil é o dos ajustes contábeis ou conciliações. As contas sintéticas são importantes para a estrutura das Demonstrações Contábeis (também conhecidas no Brasil por Demonstrações financeiras).Contabilidade de custo: esta voltada para o calculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa.

Se ha uma área econômica que proporciona diversas e inúmeras oportunidades ao profissional essa é a contabilidade. Pois sua opção concede ao profissional diferentes áreas para se especializar e atuar. Conforme demonstra a figura abaixo:

FIGURA 02 - Área de atuação do contador

Fonte: Marion 2004. p. 3

2.1.1 A Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com