TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDANDO: CONTABILIDADE GERENCIAL

Introdução

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE GERENCIAL

Um dos principais objetivos da contabilidade gerencial é a construção de um banco de dados que permita a sua utilização de forma flexível, pelos diversos tipos de usuários.

Para atender às necessidades dos gestores em suas funções de controle e decisão, a contabilidade gerencial utiliza-se de seu banco de dados para gerar relatórios com informações gerenciais relativas aos dados econômicos e financeiros, úteis no auxílio às análises e às tomadas de decisões.

As funções de controle e de decisão necessitam de informações precisas e realistas que permitam comparações e análises dos valores e de suas variações; assim, alguns princípios geralmente aceitos na contabilidade financeira poderão sofrer adaptações na contabilidade gerencial, para o atendimento dessas necessidades.

É fundamental, na formação do banco de dados da contabilidade gerencial, a apuração dos custos, o controle de estoques, a departamentalização da entidade, rateios de custos indiretos, horas de produção, o controle efetivo dos gastos e dos investimentos, formação dos preços de vendas etc.

Todos os exemplos demonstrados neste curso são meramente ilustrativos. Em situações reais, deve-se verificar a adequação dos dados à efetiva realidade e necessidade da empresa.

1.1 Noções Preliminares de Contabilidade

Conceito de Contabilidade

“A Contabilidade é a ciência que, através de seus princípios e conceitos, registra as transações financeiras de forma que permite o controle efetivo do patrimônio de uma entidade.” (SANT’ANNA).

Objetivos da Contabilidade

Construção de um arquivo básico de informação contábil que deve ser utilizada de forma mais flexível por vários tipos de usuários, cada um com ênfases diferentes neste ou naquele tipo de informação, neste ou naquele princípio de avaliação, porém extraídos todos os informes do arquivo básico ou data base, estabelecida

pela contabilidade. (IUDÍCIBUS, 1981, p. 17).

1.2 Contabilidade Financeira ou Geral

Franco (1999, p. 23) afirma que a Contabilidade Financeira, ou Geral, como é chamada, é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.

1.3 Contabilidade Gerencial

Uma das finalidades básicas da contabilidade gerencial é a construção de um banco de dados que permita a sua utilização de forma flexível, pelos diversos tipos de usuários. O gestor, em suas funções de controle, poderá utilizar-se desse banco de dados para obter informações precisas que permitam elaborações de relatórios gerenciais úteis em análises e tomadas de decisões.

Dicionário

Dados: Fatos que, isoladamente, não permitem um entendimento conclusivo e que podem ser moldados e convertidos em informações. Exemplo de dados: 2002/2005; CONAB; produção; grãos; safra; 113,5 milhões etc. Exemplo de Informação: Segundo a CONAB, a produção de grãos da safra 2004/2005 foi de 113,5 milhões de toneladas.

1.4 Principais Diferenças entre a Contabilidade Financeira e Gerencial

Horngren (2000, p. 13) afirma: “A contabilidade financeira e a contabilidade administrativa teriam melhores denominações se fossem chamadas, respectivamente, de contabilidade externa e contabilidade interna.”

O mesmo autor (2000, p. 13) faz a seguinte distinção entre a contabilidade financeira (geral) e a contabilidade gerencial (administrativa):

A contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com