TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 17

O mercado tem se alterado nos últimos anos, por várias razões. O impacto dessa nova realidade exigiu mudanças em muitas áreas, algumas ainda em curso. Este cenário obriga que as empresas se aprimorem e busquem a ampliação de seus sistemas de informação tanto interno quanto externo. Destacando, entre estes sistemas, a área contábil, por ser responsável a fornecer informações sobre grande parte dos recursos da organização necessárias ao controle, gerenciamento e ao planejamento.

Uma organização que mantenha uma escrituração contábil regular pode gerar informações estratégicas para seus gestores. Entretanto, em algumas empresas, por desorganização interna ou simples falta de priorização do assunto, muitos gestores têm dificuldades em obter dados contábeis confiáveis. Balancetes mal conciliados, balanços com deficiências de informação, documentos não contabilizados, transformam a contabilidade numa mera peça burocrática, sem utilidade gerencial, por isso a importância de uma contabilidade sadia e com suas Demonstrações Contábeis em ordem.

As Demonstrações Contábeis constituem um dos pontos culminantes da atividade profissional contábil. Por intermédio delas são prestadas as informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação patrimonial e financeira das empresas.

Todo empresário precisa organizar suas finanças e compreender os seus custos, suas despesas, seus direito e obrigações. Como notório, a contabilidade é uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, seja esta pequena ou grande. Por isso, a extrema necessidade de uma boa contabilidade no Valeriodoce Esporte Clube, uma melhor utilização dos seus recursos além de permitir a seus associados onde são gerados os recursos e onde estão sendo aplicados, e assim promover uma maior transparência.

Para realizar uma consultoria contábil focando na escrituração contábil e no balanço patrimonial, foi preciso compreender a realidade da empresa e do escritório que presta serviço contábil a organização. Além, da importância das pessoas envolvidas neste processo, a necessidade e os impactos que os recursos humanos, materiais e tecnológicos têm na prestação dos serviços e a extenção dos serviços atualmente prestados.

A preocupação com a qualidade da área contábil interna e da empresa prestadora de serviço tem sido de bastante valia aos empreendedores nos dias de hoje. Um serviço contabil bem prestado pode contribuir para o sucesso da empresa e para uma maior lucratividade e rentabilidade. Mas para que a empresa possa prestar um bom serviço contábil ela precisa receber todas as documentações com tempestividade e integridade para que a escrituração seja bem feita.

O objetivo geral desse trabalho foi verificar como o sistema contábil da empresa esta sendo utilizado, com isso, diagnosticar e propor alternativas de solução dos problemas observados na área contábil, com a devida sustentação teórica.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceitos de Contabilidade

Segundo Franco (2006, p. 20) a Contabilidade tem como objeto o patrimônio, o qual ela estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis, todas as ocorrências nele verificados.

Franco (2006, p. 20) acrescenta que seu campo de aplicação é o das entidades econômico-administrativas, sejam com fins lucrativos ou não. E que sua finalidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, através do fornecimento de informações e orientação, necessária a tomada de decisões sobre a composição e variação patrimonial. A definição que atende melhor ao propósito desse trabalho é a seguinte:

Em resumo Ribeiro (2002, p. 23) diz que a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.

2.2 Objetivo e Finalidade da Contabilidade

Segundo Ribeiro (2002 p.24) o objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos – administrativas.

Sua finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.

2.3 Técnicas Contábeis:

Franco (2006, p. 35) comenta sobre 4 técnicas contábeis indispensável para a contabilidade das empresas, são elas a Escrituração, que são os registros em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas. As Demonstrações, quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa, as mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. A Auditoria que é a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles. E por último Análise de Balanços que examina e interpreta os dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.

2.4 Importância e Utilidade da Escrituração

2.4.1 Conceito de Escrituração

A escrituração segundo Ribeiro (2002, p. 76) é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade.

Franco (2006, p. 57) acrescenta que a Escrituração é o elemento histórico que compreende o registro dos fatos, na ordem cronológica, o que da a contabilidade caráter de verdadeira história do patrimônio. Sob os aspectos econômico e financeiro, entretanto, essa história não apresenta importância objetiva, porquanto a análise e a interpretação dos fatos, nesses aspectos, não são feitas em face dos fatos isoladamente considerados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com