TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinemática Escalar

Resenha: Cinemática Escalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Cinemática Escalar

Cinemática é o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (Dinâmica).

Exemplo de aplicação prática:

Ao passar pelo marco “km 200” de uma rodovia, um motorista vê um anúncio com a inscrição : ABASTECIMENTO E RESTAURANTE A 30 MINUTOS”.

Considerando que esse posto de serviço se encontra junto ao marco “km 245” dessa rodovia, pode-se concluir que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho, uma velocidade média, em km/h, de...

Queda Livre

É quando o corpo se movimenta sob a ação de um campo gravitacional que pode ser criado pela Terra ou por um corpo celeste.

A queda livre despreza os efeitos do ar que estão na atmosfera do planeta.

Quem estudou pela primeira vez sobre a queda livre, foi Galileu Galilei, e ele dizia que todos os corpos que estão em queda livre, irão se movimentar com uma única aceleração, independente de suas massas.

Vejamos um exemplo:

A pena e a maçã têm massas diferentes porém, em queda livre, elas caem com a mesma aceleração.

Vejamos agora o movimento de um corpo lançado verticalmente para cima, com uma velocidade inicial vo. Desprezando a resistência do ar, observamos que, à medida que ele sobe, sua velocidade vai diminuindo uniformemente até tornar-se nula, instante em que tem início a sua queda livre.

Durante a subida, o movimento é uniformemente retardado, pois o vetor velocidade e o vetor aceleração possuem sentidos contrários; durante a descida, o movimento é uniformemente acelerado (queda livre).

As Três Leis de Newton!

Primeira Lei: Princípio da Inércia

Inércia é a propriedade que a matéria tem de manter o movimento o seu estado de repouso ou de movimento. Sob condições de força resultante nula, um corpo permanece em repouso ou em movimento com velocidade vetorial constante. Um corpo em movimento tende, por inércia, a permanecer em movimento e um corpo em repouso permanecer em repouso.

Quando uma pessoa está dentro de um ônibus, em movimento e de repente o ônibus dá uma freada brusca, o que acontece com a pessoa? Com certeza ela irá ser “empurrada” para a direção em que o ônibus estava andando. Essa propriedade física se chama inércia, ou seja, é a tendência natural que os corpos possuem em manter velocidades constantes, de permanecerem como estão.

Segunda Lei: Principio Fundamental da Dinâmica

Este princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com