TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Do Meio Ambiente

Trabalho Escolar: Ciência Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Tecnologia e Ciência

Rio +20

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia da Faculdade Área1, como requisito da disciplina: Ciências do Ambiente, sob a orientação do mediador: Rossana Calvalcanti, tendo como integrantes: Bruno Santos, Elaine Lima, Genivaldo Araujo, Jairo Oliveira, Marcos Dantas, Michele Rodrigues, Ricardo Silva, Tais Santos Rocha e Tuane Freitas.

SALVADOR

25 de Outubro de 2012

Faculdade de Tecnologia e Ciência

Rio +20

Salvador

25 de Outubro de 2012

Sumário

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------04

Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------------------05

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------08

Referência----------------------------------------------------------------------------------------09

Introdução

O Rio +20 uma das maiores conferências convocadas pelas Nações Unidas, que iniciou uma nova era para o desenvolvimento sustentável, desenvolvimento que integra plenamente a necessidade de promover prosperidade, bem estar e proteção ao Meio ambiente. A conferência foi uma rara oportunidade para o mundo concentra-se em questões de sustentabilidade, para examinar ideias e criar soluções. A intenção do Rio +20 de criar um mundo sustentável com uma economia verde e com isso também a erradicação da pobreza e através deste ter um mundo bem melhor. E ainda assim possui muitas criticas.

Desenvolvimento

Na Rio+20 houve vários desfechos. Com a criação de um documento final de 53 páginas, acordado por 188 países, ditou o caminho para a cooperação internacional sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, governos, empresários e outros parceiros da sociedade civil registraram mais de 700 compromissos com ações concretas que proporcionem resultados no terreno para responder a necessidades específicas, como energia sustentável e transporte. Os compromissos assumidos no Rio incluem 50 bilhões de dólares que ajudarão um bilhão de pessoas a ter acesso a energia sustentável.

Um grande avanço com a Rio+20 é que Países puderam renovara seus compromissos com o desenvolvimento sustentável na Rio+20, prometendo promover um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as gerações do presente e do futuro. Países também reafirmaram os princípios enunciados na Cúpula da Terra de 1992 e em diversas conferências subsequentes sobre desenvolvimento sustentável, sendo alguns resultados:

 A economia verde: Pela primeira vez, países elaboraram sobre o tema que foi um dos principais na Rio+20 que esta no desenvolvimento de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

 Lidar globalmente com a sustentabilidade: Países concordaram com duas medidas que fortalecerão a arquitetura de apoio às ações internacionais de desenvolvimento sustentável.

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Com o extraordinário sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para promover ações de desenvolvimento humano e combate à pobreza, na Rio+20, Países concordaram com a necessidade de estabelecer alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que são “ações orientadas, concisas e de fácil compreensão” e que sejam de natureza global e universalmente aplicáveis a todos os países.

 Recursos: Países concordaram em desenvolver uma estratégia de financiamento do desenvolvimento sustentável para atender os compromissos acordados no Rio, incluindo esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 Produção e consumo sustentáveis: Programas sobre produção e consumo sustentáveis foram adotados para guiar os países nos próximos dez anos para tornar seus padrões mais sustentáveis.

 Tecnologia: O fortalecimento da colaboração em pesquisa internacional sobre tecnologias ambientalmente saudáveis e solicitações relevantes de agências da ONU para identificar opções para um mecanismo de facilitação de transferência de tecnologia.

 Medir o crescimento sustentável: Reconhecendo que as medidas atuais, como o Produto Interno Bruto [PIB], não refletem o progresso nas dimensões social e ambiental do desenvolvimento sustentável, países concordaram que medidas mais amplas de progresso eram necessárias para complementar o PIB.

 Relatórios de sustentabilidade empresarial: A Rio+20 deu um grande passo ao encorajar empresas, especialmente de capital aberto e grandes companhias, a considerar a integração de informações de sustentabilidade em seus relatórios periódicos.

 Iniciativa da ONU Energia Sustentável para Todos: Estão desenvolvendo planos e programas energéticos para atingir os três objetivos da iniciativa – assegurar acesso a energia, dobrar a eficiência energética e dobrar o compartilhamento de energia renovável, tudo até 2030.

 Transporte sustentável: A iniciativa de Transporte Sustentável de Baixo Carbono – SloCaT – reuniu oito bancos de desenvolvimento multilateral, liderados pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, que anunciou que eles oferecerão financiamento de mais de 175 bilhões de dólares até 2020 para apoiar o transporte sustentável em países em desenvolvimento.

 Oceanos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com