TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Industrial

Artigos Científicos: Contabilidade Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 12

 Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo disponibilizar alguns conceitos sobre Gestão Industrial, de modo que possa auxiliar o Sr. Jonas Caetano sócio e administrador da empresa Pelicano, assim como os demais dirigentes da empresa, a esclarecer algumas dúvidas. Com isso melhorar a sua gestão na empresa, de forma que ele venha obter maiores lucros com menores custos, otimizando os resultados. Através de mais conhecimento.

 Diferença entre apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comercio varejista

Toda e qualquer atividade exercida que envolva a troca, permuta, intermediação entre o produtor e o consumidor, com o objetivo de lucro é considerada comercial.

As empresas comerciais exercem a atividade econômica e a intermediação entre o produtor e o consumidor final, fechando o ciclo econômico e atuando de duas formas distintas: comercializando no atacado ou no varejo.

O comércio atacadista atua em função de maiores volumes comprados e vendidos ou grandes lotes, e tem como finalidade principal suprir o comércio varejista. Diferencia-se na intermediação e na cadeia de transações, pois encontra-se entre o produtor e o comércio varejista com a finalidade de facilitar a distribuição do produto, atendendo, atingindo e suprindo o comércio varejista.

Segundo Levy (2000), varejo “é um conjunto de atividades e negócios que adiciona valor a produtos e serviços vendidos a consumidores para seu uso pessoal e familiar”.

Segundo Bernardi (1998) o “comércio varejista, na concepção comercial, exercita a intermediação entre o produtor e o consumidor final com a finalidade de obter lucro”.

A figura 1, mostra a posição dos varejistas dentro do canal de distribuição. Os fabricantes fazem os produtos e os vendem para atacadistas e varejistas. Os atacadistas compram produtos dos fabricantes e revendem esses produtos para aos varejistas, enquanto os varejistas revendem os produtos aos consumidores.

Atacadistas satisfazem as necessidades dos varejistas, enquanto os varejistas direcionam seus esforços para satisfazer as necessidades dos consumidores finais.

A formação do preço de venda para uma indústria, a partir do momento em que se tem o custo do produto, ou seja, o custo da produção segue a mesma metodologia do cálculo do preço de venda para uma empresa comercial.

 Métodos de custeio. Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção:

Custeio por Absorção: O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. É o método de custeio que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta (rateios). Assim, todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos.

Custeio Variável: O sistema de custeio variável procura amenizar as distorções existentes nos critérios de rateios exigidos no sistema de custeio por absorção. No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto que no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado.

 Preço venda e a geração do lucro:

Uma das importantes perspectivas da Contabilidade Gerencial, é o auxilio ás corretas decisões sobre a elaboração do preço da venda. Quando mencionamos Preço de Venda, já imaginamos que ele será, ou melhor, terá que ter o valor suficiente para a quitação de nossos compromissos, que poderão ser: o custo de reposição do estoque, o custo financeiro de estocagem, os impostos, as comissões e ainda contribuir para geração de recursos para o pagamento despesas que não estão ligadas ao preço de venda e aquilo que o empresário julga o mais importante, que é o tão desejado e sonhado o lucro. Para um melhor entendimento vamos dividir o preço de venda em quatro partes bem distintas, onde cada parte ocupará uma participação percentual (%), que geram recursos necessários para a empresa girar.

Acompanhe:

Preço de venda – O preço de venda é um valor que é cobrado do cliente numa operação mercantil.

Passos:

Primeiro passo: Ter o custo de aquisição da mercadoria ou matéria prima.

Segundo Passo: Definir as despesas variáveis.

Terceiro Passo: Alocar a parte que será destinada para cobrir as despesas fixas.

Quarto Passo: Definir a margem de lucro

Na definição da margem de lucro é bom que se de atenção aos seguintes fatores:

 Remuneração do capital investido

 Reinvestimento no próprio negócio

 Investimentos em outro ramo de atividade

 Distribuição para sócios e funcionários

 Remuneração do risco empresarial

A formação do preço de venda para uma indústria, a partir do momento em que se tem o custo do produto, ou seja, o custo da produção segue a mesma metodologia do cálculo do preço de venda para uma empresa comercial.

Para se chegar ao custo de produção de uma unidade de produto, deve-se agregar todos os custos diretos e indiretos para sua fabricação. Vejamos:

Custos diretos:

 Mão-de-obra direta

 Matéria-prima

 Material de embalagem

 Material secundário (se for a produção de um único produto)

 Energia elétrica e depreciação (ambas, se for à produção de um único produto).

Custos indiretos:

 Mão-de-obra indireta (supervisores, almoxarifes, etc.)

 Depreciação e manutenção de máquinas

 Aluguel da fábrica

 Energia elétrica

 Material secundário

Para o controle da mão-de-obra, é necessário verificar o total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com