TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Dissertações: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  9.462 Palavras (38 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

As normas contábeis apresentam uma grande importância para a área contábil em crescimento das transações comerciais e financeiras. A Ciência Contábil através, das normas e padrões internacionais essas normas busca harmonizar os procedimentos contábeis com objetivo de extrema importância para a economia mundial e vem tentando evitar as prováveis distorções nas demonstrações contábeis de um país. Para a globalização mundial a necessidade de informações mais rápida é precisa, pois a área contábil passa por varias mudanças, pois é o setor por onde passam todas as informações de qualquer entidade tanto, como micro empresas e empresas de médio e grande porte. Essas mudanças já são realidades e podemos vivenciar através das normas internacionais de contabilidade. Essas normas foram criadas a partir do momento que a economia mundial passa por constantes transformações e as exigências dos investidores vêm crescendo em relação a essas exigências torna-se uma ferramenta de extrema importância para tomada de decisão para os gestores e administradores da área contábil.

Palavras Chave: Normas e Padrões Internacionais da Contabilidade, Demonstrações Financeiras, Estoques e Ativos Intangíveis.

A contabilidade internacional frente às normas contábeis brasileiras tem como objetivo:

Construir um ponto comum entre os relatórios financeiros dentro dos contextos de outros países e tem como principal função de trazer adaptação de métodos aos padrões internacionais à contabilidade tornou-se importante a partir da criação da bolsa de valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional. Desafio do contador é cumprir as exigências das normas contábeis vigentes em todos os países as regras normativas têm objetivo de transformação de relatórios de interesses comercias como nas operações de exportação / importação. O contador tem como responsabilidade e ter conhecimento das normas e das legislações contábeis estarem preparado para as exigências das demandas fiscais precisam estar atualizado em relação as questão tributaria, pois a contabilidade é verificada anualmente por auditores independentes que fiscalizam todas as contas das entidades.

Desafios Das Empresas Brasileiras

As normas contábeis brasileiras na contabilidade trás uma visão de maneira correta de como funciona a parte contábil e as demonstrações financeiras em diversos tipos de mercados torna-se fundamental para a tomada de decisão para a competitividade das empresas globalizadas desse modo os profissionais da contabilidade com essas mudanças comportamentais adotam esses princípios das convergências das normas com essas mudanças os profissionais das áreas contábeis tem a postura frente aos conceitos adotados terão como tarefas entender essas estruturação das IFRS e em que modo ela afeta a aplicação de cada norma. No Brasil a regulamentação é realizada através de comitê de pronunciamentos contábeis – CPC, por meio das Normas Brasileiras de contabilidade- NBC em 2007 com publicação da Lei 11.638/2007 começa a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com Resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos nos internacional Financial Reporting Standards (IFRS) publicados pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB). Assim, a partir de 2010 ficam obrigadas todas as empresas, a elaborar seus demonstrativos financeiros conforme novas normas. O conjunto completo de IFRS deve ser observado pelas sociedades de grande porte e as pequenas e medias empresas estão sujeitas ao previsto na Resolução CFC 1.255/2009. As principais mudanças se referem à nova estruturação do Balanço Patrimonial, os critérios de avaliação dos ativos e passivos, a publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado, dentre outros. As normas destacadas no texto acima são essenciais para as empresas brasileiras, pois com bases nas IFRS os profissionais das áreas contábeis têm uma visão da importância dessas normas na contabilidade internacional. As IFRS trouxeram um novo alento para os profissionais da contabilidade inovando para empresários governos e sociedades. Sabe-se que não é tão fácil para os profissionais de a área contábil cumprir e assimilar esses conceitos, pois a contabilidade está dentro de tantas exigências legais que se modificam continuamente. Esse é um dos desafios para as empresas brasileiros profissionais competentes e preparados para seguir as normas e leis exigidas.

As Diferenças de Padrões e Práticas Contábeis entre os Países.

Ao considerar a contabilidade como linguagem universal dos negócios, pode se presumir ainda essa linguagem seja única aplicável a quaisquer pais, pois o ambiente de negócios, em qualquer situação. Porém, essa não é uma verdade absoluta, pois os padrões e práticas contábeis entre os países diferem, e em muitos casos, substancialmente. Segundo Ikuno ET AL. (2010) é notável o crescente número de pesquisas acerca fatores que influenciam as diferenças entre os padrões e práticas contábeis entre os países após o período de 1960 a 1965. Dentre estes estudos, citam-se Nobes (1998) Weffort (2005) Niyama (2005) Baker e Barbu (2007) Ding ET AL (2005) e Zeff (2007) entre outros. Dentre os autores citados acima, Nobes (1998) apresentou uma listagem extensa de fatores que podem ocasionar as diferenças entre os padrões e práticas contábeis. Nobes (1998) considera o modelo contábil como conjunto de práticas utilizado em uma demonstração contábil publicada. Para o autor, os modelos contábeis se diferem por alguns motivos. Nobes buscou determinar as razões para as divergências entre os modelos contábeis, chegando à conclusão de que a variação dos modelos ocorre no nível das entidades, ou seja, as variações podem ocorrer dentro de um mesmo país. Através de uma revisão da leitura até então existente, Nobes listou 17 (dezessete) principais razões apontadas pelos autores pesquisados para as diferenças entre modelos contábeis, a saber, a natureza da propriedade dos negócios, o sistema financeiro, a herança colonial, as invasões, a tributação, inflação, o nível educacional, idade e tamanho das empresas de serviços contábeis, estágio de desenvolvimento econômico, sistema jurídico-legal, cultura, história, geografia, língua, influência de teoria, sistemas políticos, clima social, religião e acidentes.

Apesar da extensa lista de razões, Nobes afirmava que tais estudos eram em sua maioria intuitivos, sem embasamento empírico adequado. Ele passou então a analisar os modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com