TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Rural

Trabalho Universitário: Contabilidade Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

SOCIEDADE EDUCACIONAL VALE DO RIO TAPAJÓS

FACULDADE DO TAPAJÓS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMANUEL DAIVISON

FLÁVIO JÚNIOR SEVERINO

JULIAN LIMA DE ARAÚJO

ROGÉRIO RODRIGUES SOUSA

WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA

ATIVIDADES AGRÍCOLAS

ITAITUBA (PA)

2014

EMANUEL DAIVISON

FLÁVIO JÚNIOR SEVERINO

JULIAN LIMA DE ARAÚJO

ROGÉRIO RODRIGUES SOUSA

WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA

ATIVIDADES AGRÍCOLAS

ITAITUBA (PA)

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................2

1. ATIVIDADES AGRÍCOLAS.....................................................................................4

1.1 Cultura Temporária..............................................................................................4

1.2 Cultura Permanente.............................................................................................5

1.3 Produção da Cultura Permanente......................................................................5

1.4 Registro de Contábeis.........................................................................................5

CONCLUSÃO .............................................................................................................8

REFERÊNCIAL............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Voltado para um gerenciamento mais dinâmico diante das exigências de um mercado cada vez mais competitivo, torna-se imprescindível que as empresas, independente do seu porte, utilizem meios de apuração de custos de seus produtos, tendo em vista que a apropriação da parcela dos diversos custos que compõem o produto final é tarefa difícil e complexa e de grande necessidade para os usuários.

As atividades agrícolas são exercidas das mais variadas formas, desde o cultivo caseiro para a própria subsistência até os grandes complexos, na grande maioria das vezes não utilizam adequadamente os meios sendo de vital importância para a economia mundial. Apesar disso e do avanço das tecnologias modernas, observa-se que o papel do controle de custos e administração como responsáveis pelo controle econômico das atividades e seus eventos, não têm desempenhado a mesma razão, deixando muitas vezes os administradores dos empreendimentos agrícolas sem ferramentas necessárias para a tomada de decisões seguras.

Uma das principais ferramentas que o administrador possui é procurar por todos os meios, reduzir os seus custos de produção, os quais são representados pelos custos de utilização dos insumos, mão-de-obra e máquinas. A apuração do custo da produção em uma empresa agrícola segue alguns dos processos utilizados em uma empresa industrial qualquer, observando algumas particularidades inerentes ao tipo de atividade.

Dentre essas particularidades aparecem: o crescimento natural da produção, que deverá ser de alguma forma avaliado e considerado na apuração dos custos; se desenvolve a céu aberto, muitas vezes em grandes extensões de terra, co distanciamento dos trabalhadores e dos administradores durante a jornada de trabalho; em vista de se desenvolver a céu aberto está vulnerável a mudanças climáticas; não é contínua durante o ano variando em função da estação, que propicia o tipo de cultura a ser desenvolvida; predomina o trabalho manual sobre o mecanizado, exceto em grandes culturas onde o aparelhamento mecânico e a utilização de máquinas resulta em economia; apresenta dificuldades quanto a controles mecânicos e automático do rendimento de cada tarefa desempenhada a relação custo/benefício de se manter controles mais complexos em busca de informações mais precisa deve ser sempre considerada por outro lado a necessidade de controles, por mais simples que pareçam ser, torna-se fator imprescindível quando se tratar de valorização dos estoques agrícolas.

Neste sentido o presente estudo visa desenvolver em estudo racional das particularidades dos custos componentes do processo de produção agrícola com a utilização adequada dos métodos de custeamento., fornecendo ao empreendedor agrícola das pequenas e médias empresas e aos estudiosos da matéria, subsídios necessários e simplificados de apropriação adequada dos custos na produção agrícola: culturas temporárias e culturas permanentes.

ATIVIDADES AGRÍCOLAS

A atividade agrícola concentra-se, normalmente, durante ou logo após a colheita. Ao contrário de outras atividades cuja comercialização se distribui ao longo dos 12 meses, a produção agrícola, essencialmente sazonal, concentra-se em determinado período que pode traduzir-se em alguns dias de um mês do ano.

Ao termino da colheita e, quase sempre, da comercialização dessa colheita, temos o encerramento do ano agrícola. Ano agrícola é o período em que se planta, colhe e, normalmente, comercializa a safra agrícola. Algumas empresas, em vez de comercializarem o produto, desde que possível, armazenam a safra para obter melhor preço. Neste caso considera-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com