TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores como ferramenta de gerenciamento em micro e pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Controladores como ferramenta de gerenciamento em micro e pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Curso de Ciências Contábeis

Fabiane Pereira de Carvalho

Hediley Gomes Labinas

Controladoria como ferramenta de gestão em micro e pequenas empresas

Professor(a) Orientador(a): Clodoaldo Prudente de Toledo

Taubaté

2014

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Objetivos 4

2.1. Objetivos Gerais 4

2.2. Objetivos Específicos 4

3. Justificativa 5

4. Viabilidade 6

5. Metodológia 7

6. Cronograma 8

Referências 9

1. Introdução

Estaremos apresentando as micro e pequenas empresas MPE’s, abordando sua importância para a economia do país que devido à falta de gerenciamento adequado declaram falência precoce, haja vista que muitas delas não conseguem sobreviver aos dois primeiros anos, pois a falta de planejamento e controle pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso total de uma empresa.

Segundo o SEBRAE-NA, no Brasil dos 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais existentes, 99% desse total são micro e pequenas empresas (MPE’S), tendo mais de 52% dos empregados nacionais. Desta maneira faz-se necessário um estudo detalhado na área a fim de desenvolver as técnicas administrativas que auxiliem os administradores destas empresas, pois a falta de informações e de preparo dos administradores tornam as empresas vulneráveis. Portanto se faz necessário a realização desse estudo como meio de difundir a importância da controladoria no planejamento das empresas.

Com esse propósito, queremos exaltar a controladoria como ferramenta estratégica na melhoria da gestão, sendo responsável pela confiabilidade para todas as tomadas de decisões.

Desta maneira, o papel da controladoria na administração das (MPE’s) se apoia na criação de um sistema de informação integrado, sendo o controller responsável por investigar e diagnosticar possíveis erros, a fim de gerar uma forma adequada de correção que conduza a empresa a tomar as melhores decisões no intuito de não desviar-se de sua trajetória de planejamento na obtenção de seus objetivos.

2. Objetivos da Pesquisa

2.1 Objetivo Geral

O presente trabalho objetiva evidenciar a relevância das micro e pequenas empresas (MPE’s) para a economia brasileira, enfatizando a importância da controladoria como ferramenta de gestão, procurando detalhar a melhor maneira possível para os empresários realizarem este planejamento, visando auxiliá-los a solucionar problemas decorrentes da falta dele.

2.2 Objetivos Específicos

Evidenciar a importância da controladoria como ferramenta no planejamento nas micro e pequenas empresas, pesquisando a forma mais viável de criar, aplicar e manter este planejamento, auxiliando os administradores dessas empresas.

3. Justificativa

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a aplicação da controladoria nas micro e pequenas empresas (MPE’s), demonstrando sua importância no processo de gestão, a fim de garantir a eficácia, lucratividade e alcance nos objetivos da empresa.

As (MPE’s) modernas que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão, por esse motivo a escolha da implantação da controladoria nas (MPE’s) é um dos métodos mais eficazes para uma gestão de sucesso.

4. Viabilidade

A viabilidade da controladoria se da uma ordenação sistemática estratégica e de caráter epistemológico do departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma entidade, com ou sem fins lucrativos pois as empresas vivem num ambiente volátil e competitivo. A controladoria é mais utilizada em grandes Empresas pois seu custo é alto e inviável para as de pequeno porte, já em pequenas Empresas a viabilidade seria terceirizar um profissional da área (personal controller). O personal controller é o responsável pelas funções da controladoria aplicada aos pequenos negócios, ou seja, a pessoa que propõe aos gestores a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com