TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gerenciamento de contas para micro e pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Ferramentas de gerenciamento de contas para micro e pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.713 Palavras (27 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PÓLO – BELO HORIZONTE

Renata Pereira Rodrigues - RA: 3317505677

PROJETO DE ATIVIDADE I

Belo Horizonte/MG

2014

SUMARIO

RESUMO…….. ……………………………………………………………………… 3

INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………… 4

JUSTIFICATIVA ……………………………………………………………………. 5

APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO………………………………….. 6

ORGANOGRAMA DEPTO FISCAL, PESSOAL E CONTÁBIL ………………….. 8

APRESENTAÇÃO DOPLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ……………………….. 9

FLUXO DE CAIXA ………………………………………………………………… 11

PROPOSTA DE MELHORIA ………………………………………………………..12

EVOLUÇÃO C/ AS FERRAMENTAS DE GESTÃO ……………………………… 13

METODOLOGIA …………………………………………………………………… 13

CONCLUSÃO………………………………………………………………………... 13

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……………………………………………….. 14

RESUMO

O presente projeto apresenta ferramentas de gestão contábil para as micro e pequenas empresas, empresas essas que visam melhorar a performance de produtividade, competitividade e desempenho econômico-financeiro pela agregação de valor e minimização de riscos. Tais ferramentas estão inseridas nas empresas de maio porte financeiro onde se torna imprescindível para o seu crescimento tanto financeiro, quanto para a sua competitividade com as demais empresas em vários segmentos no mercado interno. No projeto apresentaremos na prática como funciona um planejamento tributário, ferramenta de gestão importante e muito utilizada por empresas de sucesso em qualquer segmento de atuação e apresenta uma metodologia que proporciona ao empresário pensar sobre o próprio negócio, estabelecer metas que possam ser mensuradas, projetadas, acompanhadas, avaliadas e, se necessário, redimensionadas, além desta ferramenta mostraremos outras ferramentas de gestão contábil importantes para o crescimento de toda e qualquer organização independente do ramo e porte.

Palavras chave: Competitividade, planejamento tributário, ferramentas de gestão.

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial é uma ferramenta de informação importante para auxiliar os administradores na tomada de decisão, com essa ferramenta os administradores tem uma maior segurança nas decisões gerencias de suas empresas. A contabilidade gerencial encarrega-se da coleta e analise dos dados em seguida os retira para que se tornem auxilio verídico na tomada de decisão. Analise dos custos, projeção de orçamento empresarial, analise dos índices financeiros, controles orçamentários, determinação dos preços de vendas, dentre outros. Partindo deste pressuposto a contabilidade gerencial é um processo de produzir informações financeiras e operacionais para o administrador. Esse processo deve ser dirigido pelas necessidades de analise das informações internas e guiar as decições tanto operacionais quanto de investimentos. Uma das várias ferramentas de gestão da contabilidade gerencial é o planejamento tributário, o qual sem dúvidas traz uma mensuração enorme entorno do aspecto financeiro/econômico das organizações, ferramenta esta que traz projeções de valores de impostos a pagar em cada tributação que possuímos no cotidiano das organizações. Neste projeto será realizado um planejamento tributário, onde mostraremos os valores de impostos em três tributações diferentes que são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, logo após poderemos concluir qual a melhor opção para a empresa citada.

JUSTIFICATIVA

Aproveitando que 2014 é o ano da contabilidade, o projeto vem como a finalidade de levar a informação aos usuários do mundo contábil. Algumas empresas vem aumentando seus ativos rapidamente, empresas essas se quer tem instruções adequadas e favoráveis, por isso é preciso que tenham controle minucioso do seu patrimonio. A elaboração desse projeto vem com intuito de divulgar a importância das ferramentas de gestão para uma vida sadia das empresas e também dentro dos escritorios de contabilidade, com algumas dessas ferramentas as empresas podem obter um maior retorno financeiro, também deixando de pagar impostos, prezando o principio da continuidade.

Apresentação do Projeto Escolhido

Nome empresarial: Contábil Sodré Ltda.

Endereço: Rua Tenente Brito Melo, n° 342 Barro Preto – Belo Horizonte – CEP 30.170-080

Fone: (31) 3295-4455

Conselho Regional de Contabilidade: CRC- MG

Registro Conselho Regional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com