TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copa do Mundo

Seminário: Copa do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Seminário  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

COPA DO MUNDO

A Copa das Confederações é um torneio oficial da FIFA (Federação Internacional de Futebol) que reúne todas as seleções ganhadoras das copas continentais. Esse torneio é realizado sempre um ano antes da Copa do Mundo, servindo como espécie de treinamento para o país sede. É a chance da nação testar seus estádios, sua infra-estrutura e também sua capacidade de receber torcedores do mundo todo. O Brasil atualmente é a seleção de futebol com maior quantidade de títulos da Copa das Confederações.

Se comparado com outros torneios da FIFA, a Copa das Confederações tem bem menos tempo e tradição. Sua primeira edição, ainda com o nome Copa Rei Fahd, foi realizada em 1992 na Arábia Saudita e só reuniu seis seleções nacionais. Em 1997, na terceira edição da Copa, realizada também nesse país, finalmente o torneio ganhou o formato de oito equipes. Até o ano de 2005, onde a Copa das Confederações foi realizada na Alemanha, sua periodicidade era bienal. Desde então o torneio começou a ser organizado a cada quatro anos, sempre servindo de teste para o país que vai sediar a Copa do Mundo do ano seguinte.

A atual tabela da Copa das Confederações contempla um total de 8 seleções nacionais. Para chegar aos times escolhidos para participar de cada edição, são chamados os campeões das seis confederações continentais na FIFA: África, Ásia, Europa, Oceania, América do Norte e América do Sul -- e também o atual campeão do Mundo, além da seleção do país sede. No caso do campeão da Copa do Mundo ser o mesmo de alguma federação continental, é chamado então o segundo colocado da competição regional. Com esse formato, muitas equipes de bastante tradição acabam ficando de fora do torneio, enquanto outros times menos expressivos, como os da Oceania, tem seu lugar garantido.

A seleção brasileira de futebol é atualmente o maior ganhador da Copa das Confederações, com três títulos. O Brasil saiu ganhador nas edições de 1997 na Arábia Saudita, 2005 na Alemanha e 2010 na África do Sul. A França é o segundo maior campeão, com dois títulos na bagagem: 2001 na Coréia do Sul-Japão e 2003 na sua própria terra. México, Dinamarca e Argentina são as outras seleções que também já ganharam o torneio, com um título cada. Em todos esses anos de disputa, nenhum país ganhador da Copa das Confederações conseguiu se consagrar no ano seguinte como campeão da Copa do Mundo. Será que ganhar a Copa das Confederações é sinônimo de azar?

Regras:

Com o futebol sendo sem dúvida o esporte mais popular do mundo, não é uma surpresa que a Copa do Mundo atraia um grande número de espectadores a cada torneio. O evento em 2006 atraiu um recorde de 715 milhões de telespectadores durante a partida final. Alguns podem dizer que as regras e o formato da Copa do Mundo são o que faz o seu torneio valer a pena assistir.

A Copa do Mundo utiliza dimensões internacionais de jogos da FIFA, como o tamanho de campo padrão, com um comprimento entre 90 e 100 m e largura entre 68 e 73 m. O gol deve ter 8 metros entre cada poste e 2,5 metros de altura. A bola deve ter entre 68 e 70 cm de circunferência e pesar entre 400 e 450 g no início do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com