TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cras george Américo

Por:   •  22/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

Os indicadores sociais e estatísticos para intervenção profissional do Serviço Social

ARIVALDO MATOS DA SILVA

Tutora: Silvia Maria dos Anjos Silva

Curso em Serviço Social- SES0243

05/04/2016

Resumo

                    A estatística não é um ramo da matemática onde apenas se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social. Não se resume somente a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados percebidos no cotidiano.

          É uma ciência multidisciplinar, permite a análise de dados com fundamentos concretos na realidade social. Este trabalho visa destacar a constituição histórica do Estatístico inicialmente como instrumento de controle social, em seguida como as Ciências Sociais se apropriam da estatística nos estudos sobre a sociedade e no Estado moderno, como poder público utiliza os resultados estatístico para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas.

         Compreender a Estatística como um instrumento no processo de conhecimento e decisão para profissionais de Serviço Social e a influência dos Indicadores Sociais para proposta, implementação, avaliação e criação de novas Políticas Sociais. Entender historicamente o aparecimento empírico da Estatística e o seu desenvolvimento como técnica de recenseamento até se constituir enquanto ciência; Discutir a utilização da Estatística como instrumento de tomada de decisões governamentais na construção das políticas públicas e a relevância da Estatística para o profissional de Serviço Social.

Palavra- Chave: Indicadores Sociais- Implementação- Controle Social.

       

INTRODUÇÃO

No âmbito do Serviço Social, indagava – me saber por que a Estatística era disciplina curricular da grade do curso. Ao longo dos meus estudos, compreendi que para elaborar projetos, implantar políticas públicas, coordenar e implementar programas e ações são necessários dados que vão gerar informações possibilitando caracterizar qual ou quais são as demandas prioritárias de determinada região ou cidade. Conhecendo os principais problemas de um território é possível organizar trabalhos mais efetivos que atendam as reais necessidades da população e ao mesmo tempo, reformular projetos.

 Essas informações são obtidas através de levantamentos que podem ser entendidos como um conjunto de operações que permite a coleta de dados que vai determinar as características dos fatos ou eventos a serem trabalhados. Esses levantamentos ou coleta necessitam de um planejamento de qualidade e de um conjunto de técnicas previamente estabelecidas para se ter o resultado desejado. Para o Serviço Social o conhecimento da realidade é fruto de uma relação pensada, vivida e transformada pelo homem sobre suas condições objetivas e materiais. Conhecer a realidade a partir dos dados quantitativos significa constatar e compreender o mundo real e o mundo social.

Daí entendermos a Estatística como um processo colaborador na busca do conhecimento no tempo e no espaço em que nos inserimos como um novo intelectual político. O presente estudo constitui – se numa pesquisa exploratória, descritiva e analítica com revisão de literatura sobre o tema, fundamentado em base teórico - histórico crítico. Inclui análise de documentos de fontes oficiais como IBGE, IPEA, MDS, MS. A Estatística se torna importante ferramenta para muitas ciências, mantêm sua importância na administração pública no que se refere à formulação de políticas publicas e ainda passa a fazer parte do dia a dia de profissionais e de pessoas comuns. A tecnologia facilita os cálculos de grande quantidade de informações e as disponibiliza a um grande público interessado nos mais diferentes assuntos.

A finalidade básica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

No Brasil foi criado em 1934 o Instituto Nacional de Estatística que em 1938 passou a ser Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quando os serviços geográficos foram a ele vinculados. A partir de 1940 começa os censos modernos decenais. A finalidade básica do IBGE é a pesquisa, a produção, a análise, a difusão de informações e estudos de natureza estatística, geográfica, demográfica e socioeconômica, de recursos naturais e de meio ambiente, necessárias ao conhecimento da realidade física, humana, econômica e social, com vistas, especialmente a execução de programas e projetos de desenvolvimento nacional (IBGE, 2013).

Através do censo é possível responder detalhadamente as seguintes perguntas: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como Vivemos? Com o censo é possível detalhar os conhecimentos sobre a população brasileira, identificando os domicílios, suas principais características, condições de moradia e acesso a serviços públicos básicos, como: energia elétrica, abastecimento de água, coleta de lixo, esgoto, famílias. O censo também investiga as características como, sexo, idade, cor ou raça, religião, etnia e a língua falada entre as populações indígenas.

Os dados censitários também revelam inúmeras informações que permitem avaliar as condições de funcionamento do mercado de trabalho, aposentadorias, pensões, programas sociais como a Bolsa Família. A renda é o principal critério de avaliação das condições socioeconômicas de uma população. O padrão de vida permite identificar as populações mais vulneráveis e acompanhar a desigualdade e suas conseqüências.

Essas informações permitem ao assistente social conhecer de uma maneira geral os problemas estruturais enfrentados pela população brasileira. A partir do conhecimento geral, mais o conhecimento sobre os meios de produção, da distribuição de renda no país e das desigualdades sociais, o profissional poderá canalizar as informações para as áreas de seu interesse, seja federal, estadual, municipal ou bairro, rua, escola, etc.

 Nos estados democráticos é comum se afirmar que a função do Estado é cuidar do bem estar da sociedade. Para tanto é necessário criar uma serie de intervenções, em diferentes áreas a fim de promover o bem estar e atender as necessidades desta sociedade. A criação das políticas públicas no Brasil fica a cargo de dirigentes públicos que decidem o que é prioridade para a sociedade, que por sua vez se organiza em grupos chamados de Sociedade Civil Organizada que inclui os sindicatos de trabalhadores e patronais, entidades de representante empresarial, associação de moradores, ONGs, grupos étnicos, religiosos etc., para levar suas solicitações a esses dirigentes, que se mobilizam no sentido de levar esses pedidos aos membros do Poder Executivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com