TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Econômica e Seus Impactos nas Famílias Brasileiras

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.873 Palavras (20 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A presente atividade fala sobre a crise econômica instalada no Brasil e suas consequências perante a população brasileira. Assim comenta sobre como tudo iniciou o que foi fator preponderante para que tudo se tornasse real e negativo nessa fase. Ainda fala sobre as questões sociais como os direitos e as políticas envolvidas, como se veem nesse momento de crise econômica, estendendo-se ainda nessa visão como as políticas sociais são instaladas e se o uso dessas políticas traz aumento na crise.

Comenta sobre o discurso neoliberal apontando seus conceitos e a forma como é visualizado seu uso nas questões que se referem à crise econômica do país e se seu uso se é de importância relevante ou não para que a situação mude trazendo novamente a esperança de mudança na crise e assim também visando a estabilidade esperada para a economia brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO

Vimos nas ultimas décadas um aumento significativo em preços commodities no mercado internacional que elevou de forma avassaladora a demanda chinesa. Esse ponto foi muito positivo no cenário da economia brasileira, pois se sabia que existia uma dependência da exportação de matéria prima e produtos agrícolas.

A partir de 2011 as exportações brasileiras tiveram recordes bilionários, o PIB chega a 14% nesse período. A china entra como parceiro comercial do Brasil. O governo da atualidade tinha do seu lado esse momento de crescimento do país o que associava a sua forma de comando e tinha isso como benéfico para seu governo.

O presidente Lula apontava a direção às exportações e assim consentiu formas de liberação de empréstimos a partir de bancos que financiavam seu ponto de ação que eram para fins de desenvolvimento. Isso gerou para a população emprego e renda fazendo com viessem a obter mais, e consumir além que de costume.

Nesse período de crescimento vimos o povo adquirindo e tendo condições de ascensão social tendo em suas mãos bens e serviços que outrora eram impossíveis de adquirirem sem que tivessem algum tipo de perda. Estariam subindo degraus na sociedade e anteriormente não seria possível fazer parte de um meio em que o uso de condições financeiras mais elevadas se fariam presentes para buscar um estilo social diferenciado.

Com o passar dos anos a crise que atingiu o estado americano aparentava deixar o Brasil em situação melhor não sentindo e nem visualizando que o efeito da crise no país vizinho viesse a atingi-lo também. O governo trazia estímulos para que compras fossem realizadas reduzindo as taxas de juros em programas de investimentos.

Ao termino do governo Lula a taxa e crescimento do PIB era de 7,5% ou seja, seria o maior aumento visto desde 1986. A indústria sentiu os primeiros índices de que algo não ia bem quando mesmo encaminhados ao consumo de produtos não se via um acompanhamento no crescimento da produtividade. Assim na troca de governo a então presidente Dilma Rousseff tenta dar continuidade no plano de governo anterior estimulando o consumo, porém sem o sucesso que esperava de obter.

A crise econômica atingiu diretamente as famílias brasileiras, pois por certo período o emprego fazia parte de muitos e de repente se veem sem o mesmo o que levou as famílias que não faziam parte de certos programas sociais a retornarem a se utilizar do mesmo.

O bolsa família há algum tempo vem sendo o benefício social utilizado por famílias brasileiras como única fonte de renda fixa,pois no ano de 2016 cerca de meio milhão de famílias que haviam saído do programa retornaram devido ao desemprego que se sobrepôs trazendo alto índice de pobreza.

Ter esse recurso para trazer um auxílio às pessoas que tem a necessidade de ter o programa para se sustentar traz ao governo a despesa mensal independentemente de ser pouco valor dado a cada família e isso contribui em partes na queda da economia nacional .

Para que as coisas retornem aos seus devidos lugares acredita-se procurar um crescimento maior no setor de serviços em todas as áreas. Sabemos que para o próximo ano o aumento do PIB ainda será baixo demais, mas espera-se que no corrente ano um crescimento aparente seja favorável para que essas condições tenham um propósito de melhoria para a economia brasileira.

A crise se destaca fortemente quando um retrocesso econômico se inclui obrigando as empresas a segurarem seus funcionários independentemente da crise que o momento esteja passando esperando que uma reação da economia aconteça, porém a demora nessa condição predispõe a demissões que são inevitáveis após o período de espera que a empresa tem como necessário de se aguardar.

Quando essa situação é projetada diretamente a população a condição da informalidade aumenta para que possam sustentar suas famílias e dar o mínimo de dignidade fazendo uso desse recurso que não lhe traz benefícios futuros vindo assim ao passar dos anos sentir o não descontos que lhe trarão os direitos que o trabalhador formal possui.

A corrupção tem sido uma grande aliada nesse processo de deficiência econômica do país exige do país reformas a serem feitas pelos atuais governantes que procuram novas formas de atuação para direcionar uma nova forma de crescimento e assim poder trazer de volta a tranquilidade da população em relação aos transtornos causados pelos problemas vistos no período.

Os direitos sociais são vistos como aqueles que estão ligados ao valor da igualdade material temos em seu conceito a base em poderes de exigir ou direitos de crédito. Com ele pode se entender que o mesmo visa garantir as pessoas usar dos direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com