TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Bacharelado em Serviço Social

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO ESTÁGIO II

CRAS – Odorico Pereira da Silva

Isabela Mascarenhas Bacelar

Orientador Local: Daniely Santoro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 0342) – Estágio II

22/05/2018

1 INTRODUÇÃO

Esse documento visa esclarecer o trabalho realizado na instituição de estágio concedente, CRAS Odorico Pereira da Silva, que é o Órgão da Prefeitura de Feira de Santana que coordena e executa a política de assistência municipal, de forma articulada e integrada com outros órgãos públicos.

            O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante da SUAS, localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistencias de proteção social básica as famílias e indivíduos, e á articulação destes serviços no seu território de abrangência, e sua atuação tem como perspectiva de potencializar a proteção social básica.

            No referido trabalho será apresentado o projeto de intervenção, sendo elaborado através de dados colhidos pelo levantamento de demandas. Diante da grande vulnerabilidade social que a área de abrangência está localizada, foi-se necessário propor um projeto para os Adolescentes envolvidos com drogas, projeto esse que visa conscientizar não só os adolescentes, mas como toda comunidade sobre o risco que isso trás para a sociedade.

            É sabido que o Brasil apresenta um grande número de adolescente envolvido com drogas, diante desses dados é necessário que haja intervenção do Estado para resolver tal questão, propondo assim estudos aprofundados, projetos, cursos profissionalizantes, reuniões de apoio as famílias, dentre outros. É papel de toda sociedade enfrentar esses desafios juntos.

            Este trabalho tem por objetivo propor ações de enfrentamento e apresentar soluções para reduzir o envolvimento desses adolescentes no mundo da drogas, o CRAS Baraúnas por se encontrar em uma área de visível vulnerabilidade social, irá apresentar para as famílias e adolescente que freqüentam o equipamento um projeto para conscientizar sobre o mundo das drogas e prevenir o seu envolvimento.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

            Foram realizadas várias atividades na instituição de estagio sob supervisão da orientadora de Campo Assistente Social Thayane Pimentel de Oliveira Almeida, como um estudo da instituição para conhecer a área de trabalho e os programas desenvolvidos pelo mesmo. Entrevistas com os usuários do CRAS para analise da situação relatada por eles e acompanhamento dessas famílias; realizados através de visitas domiciliares e através dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos que são realizados no CRAS para fortalecer os vínculos familiares e comunitários dessas famílias.

         

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Durante o segundo período de estágio foi possível se envolver mais com o trabalhado realizado pelo CRAS Baraúnas. Sob a orientação da supervisora de campo, pude acompanhar melhor os projetos com o grupo do PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, expor opiniões sobre determinados casos e realizar intervenções juntamente com a supervisora.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

            Thayane Pimentel supervisora de campo foi de grande importância neste período de estágio, onde pude conhecer e aprender diretamente como é o trabalho do assistente social no dia a dia, me fez conhecer sobre a realidade que o CRAS é envolvido, me fez ter uma visão mais critica em vários aspectos.

2.2.1 Auto-Avaliação

             Foram desempenhadas atividades sobre a orientação e supervisão da Assistente Social e toda a equipe de profissionais da instituição. Que foi de grande importância para o meu desenvolvimento, na medida do possível pude contribuir com o atendimento ao público do CRAS. Nessa etapa pude participar mais diretamente das ações envolvendo a equipe de Serviço Social do CRAS, momento em que pude expressar e expor minhas opiniões sobre ações e problemáticas do dia a dia enfrentados no equipamento.

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

O equipamento do CRAS Baraúnas é um local amplo e disponibiliza salas adequadas para o bom atendimento ao usuário. Mas, ainda é preciso uma melhora para que o atendimento seja mais individualizado. É necessário que sejam feitas melhorias nas condições dos recursos disponibilizados no equipamento.

2.2.3 Avaliação da Dinâmica De Supervisão

            As orientações da supervisora de campo foram de grande importância para realização e conhecimento prévio dos trabalhos realizados no campo de estagio, onde pude observar e participar de atividades cotidianas do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com