TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado lll do curso do Serviço Social

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Uniseb Interativo

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Ambienger Engenharia Ambiental

Estágio III

Acadêmica: Jeane Gomes Pereira

Orientadora de Campo: Janaína Pereira Ramos

CRESS/MA 3.659

Orientadora Acadêmica: Maria Seredania de Oliveira Silva

CRESS/MA 3.657

Chapadinha/MA

1º semestre/2015

Introdução

O presente relatório é uma exigência da universidade Uniseb Interativo. O Estágio supervisionado lll do curso do Serviço Social tem como objetivo proporcionar os acadêmicos experiências no seu futuro campo profissional como também propiciar conhecimentos na área de Serviço Social. O estágio lll está sendo realizado na empresa Ambienger Engenharia Ambiental, situada na Qd 305 Sul, Rua 09 Lote 04, Ql 01, Bairro Plano Diretor Sul em Palmas - Tocantins, supervisionado pela assistente social Janaína Pereira Ramos - Assistente Social responsável pela execução do Projeto Técnico Social de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água em Chapadinha – MA na área do terceiro setor, no período de 23/02/2015 a 07/04/2015, totalizando 150 h de estágio. A empresa Ambienger Engenharia Ambiental executa o Trabalho Técnico Social, com uma equipe composta por (04) Assistentes Sociais e (04) estagiárias do curso de Serviço Social.

O Projeto Técnico Social é uma exigência do Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto do Ministério das Cidades, sendo parte integrante do programa e do Projeto de Abastecimento de Água de Chapadinha ele abrangerá os bairros, onde os moradores têm mais necessidades de informações e conhecimentos, e que estão expostos aos problemas causados pela falta de abastecimento de água e infraestrutura e onde as famílias têm menos acesso ao trabalho formal e consequentemente menor renda.

O Terceiro Setor ganhou grande notoriedade em nossa sociedade, bem como, espaço na legislação brasileira. Em apertada síntese, podemos entender o Terceiro Setor, como um setor na sociedade, formado por entidades privadas, tais como fundações ou associações sem fins lucrativos, que realizar atividades ligadas ao setor público, com o intuito de solucionar problemas de vida em sociedade, buscando o bem da população.

Segundo alguns autores, as regras referentes ao Terceiro Setor, se enquadrariam em um terceiro ramo do direito, chamado de Direito Social.

Segundo o autor Edson Rafael (1997, pg. 23):

O Direito Social quer pela sua amplitude universal quanto aos sujeitos difusamente considerados, quer pelas soluções sociais que oferece, na busca constante da justiça social entre os indivíduos de todas as classes, deve ser considerado como um novo ramo do direito, distinto dos ramos clássicos.

Nasceria, portanto, nova árvore, autônoma, que com inclinação específica pela justiça social, passa a não se identificar com nenhum outro ramo do direito já existente: o Terceiro Direito, cuja essência è encontrada no interesse público das próprias comunidades de onde emana, sem qualquer participação estatal (RAFAEL, 1997).

Assim, o gestor das organizações do terceiro setor, deverá direcionar seus esforços para integrar o ambiente externo ao interno, focando na atuação sinérgica entre entidades privadas e com fins lucrativos, organismos públicos e o terceiro setor, afim de, viabilizar o novo projeto de desenvolvimento, formulação e implementação de políticas públicas, em busca do desenvolvimento da sociedade.

Desenvolvimento

O estágio curricular foi realizado na área do terceiro setor, tendo em vista a execução do Projeto Técnico Sócio-Ambiental que atende a população dos bairros de abrangência no município de Chapadinha – MA, as ações sócio-ambientais visam atingir a população mais vulnerável, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente, baseia-se na premissa de que a participação dos beneficiários promove uma melhor adequação das intervenções às necessidades e demandas dos grupos sociais envolvidos, apresentando-se como contribuição significativa para a sustentabilidade do empreendimento. Para a realização do trabalho já mencionado, foi realizado um cronograma de execução das ações.

O Projeto Técnico Social visa atender a população dos bairros Aldeia, Areal, Cohab, Mutirão, Novo Castelo, Recanto dos Pássaros e Vila Isamara, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Nessa perspectiva embasada no conhecimento da realidade atual da população envolvida, a metodologia utilizada será vinculada a produção de novos conhecimentos e repasse de informações. Assim, o Trabalho Técnico Social se propõe a desenvolver um conjunto de ações educativas e ambientais que viabiliza o acompanhamento sócio ambiental aos moradores dos bairros beneficiados direta e indiretamente.

O plano de trabalho das ações sócio ambientais será desenvolvido em 3 eixos: Mobilização e Organização Comunitária; Educação Sanitária e Ambiental; Geração de trabalho e renda.

No primeiro eixo Mobilização e Organização Comunitária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com