TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Bacharelado em Serviço Social

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

SEMAS- Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda

Gildeth Aguiar Silva Cutrim

Rita Amaral dos Santos Sampaio

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 0379) – Estágio I

Junho/2018

1 INTRODUÇÃO

A temática em estudo relaciona-se com famílias inscritas no CadÚnico beneficiarias do PBF, baseada nas conclusões e experiências retiradas do período de estágio ocorrido na SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda – São José de Ribamar- MA.

Este relatório de Estágio I Supervisionado em Serviço Social, tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na SEMAS, responsável pela efetivação do sistema único de assistência  do município de São José de Ribamar – MA.

O Cadastro Único é um registro criado pelo Governo Federal para saber como vivem e quem são as famílias de baixa renda. O CADÚNICO está regulamentado pelo Decreto nº 6.135, 26 de Junho de 2007.

O Estagio tem como base as seguintes normativas, a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, a Resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de  Estágio Serviço Social e a PNE- Política Nacional de Estágio instituída pela ABEPSS NO ano de 2010.

 O estágio curricular do curso de serviço social é de suma importância para a formação profissional dos assistentes sociais, pois é ele que vai oportunizar o desenvolvimento de sua capacidade para o trabalho profissional assim como propiciar a reflexão sobre a realidade social a qual está inserido. O estágio, conforme Iamamoto (2007, p.290), é entendido como o “processo de qualificação e treinamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político do aluno”, ressaltando que nesta dinâmica, existem três segmentos que atrelados, dão vida a esse processo: o docente supervisor de ensino, o profissional de serviço social supervisor de campo e o estagiário.

 Assim, o processo de realização do Estágio Supervisionado constitui-se como parte do processo de aprendizagem e construção do profissional assistente social, sendo um momento ímpar para que o estudante possa, a partir do contato com a realidade, pensar/repensar, interpretar e investigar, criar estratégias de enfrentamento às demandas, no intento de desvendar e desmistificar a prática do Serviço Social nos diversos campos de atuação. 

 

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

           Na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, no âmbito das políticas públicas de Assistência Social, Trabalho e Renda, os programas, projetos, serviços, benefícios, Igualdade Racial, Segurança Alimentar bem como as ações destinadas a implantação da Política da Mulher e da Diversidade de Gênero se apresentam enquanto atribuições desta Secretaria.

A Política de Assistência Social tem consolidado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organizado em níveis de Proteção Social: Básica e Especial. A geração de oportunidades  executa outras prestações de serviços nos equipamentos sociais disponibilizados para a população, uma dela é o Cadastro Único.

O CadÚnico é um instrumento do Governo Federal descentralizado em diversos municípios brasileiros e o MDS estabeleceu algumas atividades a eles: O cadastramento das famílias de baixa renda, o registro dessas informações no Sistema de Cadastro Único e a atualização dos dados a cada dois anos.

 Este instrumento é utilizado para identificar e caracterizar as famílias, podendo ser inseridas no cadastro único – famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal total até três salários mínimos; Pessoas que moram sozinhas, elas constituem as chamada famílias unipessoais. Desta maneira, identifica-se a realidade socioeconômica das famílias, quais sejam: informações sobre o núcleo familiar, condições do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada membro da família, conforme preconiza o Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome – MDS.

O estágio curricular obrigatório I foi desenvolvido da SEMAS, na central do CadÚnico,  onde a  equipe é composta por: 1 (uma) coordenadora, 1(uma) Assistente Social, 5 (cinco) cadastradores 1( um) recepcionista e 1 (um) motorista, uma sala para a coordenação, uma sala para atendimentos individuais entre usuário e a Assistente Social.    

Durante o estágio I, foi observando uma deficiência em relação a segurança local, onde qualquer pessoa conseguia entrar facilmente para realizar furtos, falta grandes nas janelas e guarda noturno. Não tendo cadastradores específicos para as visitas domiciliares atrapalha atrasando  processo de atualização em domicílio.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Durante o estágio I, foi observada a rotina de trabalho do assistente social, assim como as visitas domiciliares realizadas para a realização da atualização do CadÚnico,  processo de estágio foi observado atendimentos:

  • Reunião de acolhida;
  • Realização de palestras;
  • Atendimento individual;
  • Acesso ao sistema do CadÚnico para consultas;
  • Entrevista e análise;
  •  Contribuir para o desenvolvimento de ações que favoreçam os Grupos Tradicionais e específicos;
  • Visitas as famílias que estão com o beneficio bloqueado ou cancelado por Averiguação, Fiscalização e Projeto Raio X;
  • Realização de estudo, leitura e aprimoramento;
  • Elaboração de Relatórios e emissão de pareceres;

 

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

A palavra supervisão muitas vezes nos transmite a idéia de fiscalização, vigia, controle sobre alguma tarefa, de acordo com Buriolla (1996, p. 21), a própria etimologia da palavra nos remete ao pensamento de controle e fiscalização: “Acredito que esta concepção advenha e tenha seus fundamentos na própria etimologia da palavra supervisão, que é formada pelo prefixo latino “super” (por cima, sobre) e do sufixo “videre”, “visere” (significando ver, olhar, mirar).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com