TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Pergamanato

Exames: Curva De Pergamanato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento nº01

Curva de calibração

Permanganato de Potássio

Maria Cristina Viana

n° 29 turma 2 3° quit

Disciplina: Analise Instrumental

Prof° Rabello

Data realização Experimento: 06/08/2012

Data entrega: 22/08/2012

Suzano 2012

1.0 INTRODUÇÃO:

Para medidas de absorção de luz visível e ultravioleta na pesquisa bioquímica a indústria especializada fabrica vários tipos de aparelhos, comumente chamados de espectrofotômetros.

A análise quantitativa em espectrofotometria é realizada através da medida da absorbância, a qual se relaciona linearmente com a concentração dentro de uma faixa de concentração, seguindo a lei de Lambert- beer.

O espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Pode-se assim fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática (de um único comprimento de onda, ou quase). O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda, sendo que esta relação de absorbância e comprimento da onda varia de substância pra substância.

Costuma-se chamar de dosagem colorimétrica a qualquer método no qual, por obra de reações químicas, haja a produção de um composto colorido, o qual absorve luz em determinado comprimento de onda. Se houver proporcionalidade entre a intensidade da cor e a concentração da substância, pode-se determinar a concentração da substância em amostras de concentração não conhecida com base numa curva de calibração, que relaciona absorbância e concentração.

A partir destes dados pode-se construir a curva de calibração. Ao observarmos esta curva é possível perceber, por intermédio dos resultados, a formação de uma ‘reta’ que condiz com a linearidade, passando o significado de confiança. A curva-padrão corresponde à relação gráfica entre os valores de absorbância e os de concentração. Com base na análise gráfica é possível verificar a linearidade da reação e calcular um fator de conversão de valores de absorbância em concentração.

2.0 OBJETIVO:

O objetivo desta prática foi determinar a curva de calibração do Permanganato de Potássio.

3.0 MATERIAL UTILIZADO:

MATERIAIS

1 Becker de 40 mL

1 Espátula

1 balão volumétrico de 1000 mL

1 balão volumétrico de 200 mL

4 balões volumétricos de 50 mL

1 Bureta de 50 mL

4 frascos com rótulo

1 Espectrofotômetro

Reagentes:

Água destilada

Permanganato de Potássio (KMnO4)

4.0 PROCEDIMENTO

Preparou se 0,100 L de uma solução de Permanganato de Potássio (KMnO4 – massa molar = 158,034 g/mol) na concentração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com