TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética Princípios Fundamentais

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Código de Ética

Princípios fundamentais

 VI e XI foram escolhidos pelo grupo.

Princípio VI:

  • Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

Em sintonia com os princípios do Código de Ética Profissional o Assistente Social deverá agregar às suas lutas e reivindicações de vários segmentos que trazem em sua trajetória a materialização de diferentes modalidades de preconceitos. Criando para isso mecanismos que dispersem, eliminem todas as formas de preconceitos para com as diversidades, para isso, é preciso criar campanhas junto aos grupos socialmente discriminados e órgãos que defendem as mesmas causas: como ONGS, Associações de Moradores e Poderes Públicos, Políticos e Privados. Para que seja realizada discussão das diferenças.

Conclui-se que o Serviço Social pautado no Código de Ética Profissional deve interagir e criar campanhas: Como mecanismos para difundir assuntos relacionados a questões da eliminação das formas de preconceitos, para incentivo das diversidades com a participação dos grupos socialmente discriminados, para discutir tais diferenças e procurar esclarecimentos e entendimentos para cada caso.

Princípio XI:

  • Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Baseado no Código de Ética Profissional o assistente social tem que desempenhar seu trabalho de forma transparente, e de forma alguma poderá passar para o usuário a questão do seu posicionamento pessoal, não demostrando preconceitos em desfavor ao usuário, e ao mesmo tempo não deixar que o usuário perceba que o profissional está o atendendo com discriminação.

Entende-se que o profissional do Serviço Social, nunca deverá tratar o usuário com discriminação, e tampouco deixar que esse usuário se sinta impotente perante o tratamento dado pelo profissional que está prestando atendimento. Cada caso é um caso, e o assistente social ao prestar atendimento, deverá ter o discernimento e equilíbrio perante os usuários, sempre pautado no Código de ética Profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com