TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Semestre Anhanguera Ciencias Contábeis

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.452 Palavras (26 Páginas)  •  1.555 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Polo – Centro de Ensino à distância

Unidade Piracicaba-SP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Camila Fernanda Cassimiro

RA: 6009463142

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis

Análise de Investimentos

Contabilidade de Custos

Administração Financeira e

Desenvolvimento Econômico

Tutora EAD: Carmem Martíns Régis

Piracicaba/SP

2017

Camila Fernanda Cassimiro

RA: 6009463142

Desafio Profissional

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis 5ª série do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na Atividade Avaliativa Desafio Profissional da qual compõe as disciplinas norteadores: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras,

Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e

Desenvolvimento Econômico, sob orientação da tutora EAD Carmem Martíns Régis.

CIDADE / UF

2017

Sumário

Introdução6

Desenvolvimento7

  1. A empresa Arezzo CO7
  2. Índices Financeiros13
  3. Método de custeio16
  4. Análise de Investimentos 16

Considerações Finais19

Demonstrações Financeiras19

Referências Bibliográficas31


Introdução

O presente trabalho tem o intuito de desenvolver de forma prática, as competências aprendidas no meio acadêmico.

Foi selecionada e apresentada uma empresa real, a Arezzo CO, líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil, com mais de 44 anos de história. Seus produtos  se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação.

A partir de suas demonstrações financeiras, seu balanço, foi calculado os índices de liquides, endividamento, rentabilidade e termômetro de insolvência do último exercício financeiro, isto é de 2016 e realizada uma análise de sua saúde financeira.

Após conhecer um pouco da empresa, seu modelo de negócios, foi definido que qual seria o método de custeio mais adequado dentre os estudados em sala de aula.

E, finalmente, o trabalho discorre sobre as técnicas de análise financeira mais utilizadas pelas empresas atualmente, como o Payback, VPL e TIR.

Desenvolvimento

O objetivo do Desafio Profissional é desenvolver e estimular a aprendizagem das disciplinas do semestre – Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira, Desenvolvimento Econômico –, por meio da interdisciplinaridade entre elas, tendo como proposta de trabalho a construção de uma análise econômico-financeira completa de uma das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a BM&Fbovespa.

A empresa escolhida para o estudo foi a Arezzo CO, indústria de calçados e acessórios. e feita uma análise de seu balanço, verificando seus índices de liquidez, rentabilidade, endividamento e termômetro de solvência.

Em seguida apresentado a melhor método de custeio para este negócio.

Finalmente se abordou as técnicas de análise de investimentos mais utilizadas.

Desafio Profissional

Empresa Arezzo CO

  1. A empresa Arezzo CO

A empresa escolhida é a Arezzo CO,fundada em 1972 na cidade de Belo Horizonte – MG, pelos irmãos Anderson e Jefferson Birman.

O Principal ramo de atividade da empresa é a industrialização e comercialização de artigos de couro e plástico em geral. Ela é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil, comercializando mais de 10 milhões de pares de sapato por ano. Possui cinco importantes marcas - Arezzo, Schutz, Anacapri , Alexandre Birman e Fiever.

Suas marcas são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado, atendendo a públicos-alvo específicos e a diversas ocasiões de uso.

Segundo a Revista “Pequenas Empresas e Grandes Negócios”, foi considerada a melhor franquia de calçados por sete anos consecutivos.

História

Nascida em 1972, em Belo Horizonte, da inspiração da família Birman , em meio a grande influência da moda europeia no mundo.

A consolidação da marca se deu com o lançamento da sandália Anabela, revestida de juta, que se tornou rapidamente sucesso de vendas.

Em 1990 a empresa passou a investir pesado em ações nos pontos de venda e as operações do canal de franquias foram fortalecidas, o que permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. A Companhia também investiu na abertura de lojas próprias em centros estratégicos de consumo.

Ainda nessa época o foco foi direcionado para Pesquisa e Desenvolvimento de novos modelos e tendências e vendas no Varejo.

A Arezzo encerrou as atividades fabris em Minas Gerais e o outsourcing da produção passou a ser realizada na região atacadista do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

Em 2002 a empresa inicial sua expansão internacional e em 2011 deu um significativo passo em direção à sua institucionalização, realizando a abertura de seu capital na bolsa.

Estratégias Utilizadas no negócio

A empresa desenvolveu um modelo de negócio tendo como referência foco em seus clientes criando 5 pilares:

1º- P&D – Pesquisa; desenvolvimento; sourcing (definição de melhor sucesso na produção) e entrega.

Identificando o comportamento do consumidor e as novas tendências de moda, monitorando os principais centros de consumo mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com