TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SEMESTRE ANHANGUERA

Por:   •  16/11/2016  •  Monografia  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  3.558 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                 

Universidade Anhanguera

Centro de educação a Distância

Curso de Pedagogia

5º SEMESTRE

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos Cuidados da Criança e Avaliação e Currículo.

EDNA MAIARA LUIZ DE SOUZA GOMES RA:1299101178

Sorocaba/SP

2016

PROJETO BRINCANDO QUE SE APRENDE        

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro

Sorocaba/SP

2016

INTRODUÇÃO

Toda a escola tem objetivos que querem alcançar, metas a cumprir e sonhos que almejam realizar. O conjunto desses itens, bem como os meios para concretiza-los, é o que da forma e vida ao chamado projeto político-pedagogico “o famoso PPP”. As palavras que compõe o nome do documento dizem muito sobre ele:

  • É projeto porque reuni propostas de ação concreta a executar.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação dos cidadãos consciente, responsáveis e críticos, que atuaram individual e coletivamente na sociedade, modificando assim os rumos no qual vai seguir
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de aprendizagem.

Por isso todo PPP precisa levar em consideração a realidade da escola e da família dos alunos, tal como os recursos e as diretrizes pedagógicas.

O projeto deve propor uma missão, retratar os dados sobre a aprendizagem e a relação da família com a escola. Conciliando varias ações diárias como: cuidado, respeito, amizade, oferecendo acesso para o desenvolvimento cognitivo,físico, social, levando assim a sua independência.

Um ponto essencial é o aprender brincando. Para a aprendizagem ocorrer é preciso o comprometimento de todos ao redor, pois desde 7(sete) meses de idade um bebe começa a trabalhar a coordenação motora fina, então desde esse ponto começamos a ser exemplo principalmente dentro de uma escola(creche). Devemos levar em consideração tudo o que fazemos, falamos e ensinamos. A brincadeira faz parte da vida desde o nascimento e tem a capacidade de estimular os aspectos cognitivos, motora, visual e auditivo permitindo assim o desenvolvimento e aprendizagem integral do aluno na medida em que o aluno desenvolve a expressão, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar e questionar.

Ao pedagogo a brincadeira é ferramenta que mais estimula a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno pois nas primeiras fases eles aprendem o que lhes causa prazer.

È necessário práticas do currículo formal, aprimorando a qualidade nas instituições escolares onde a brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento caminhem juntos.  

           

“Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus autores e atores”.  Gadotti, 1994.

DESENVOLVIMENTO

CARACTERÍSTICAS DA INSTITUIÇÃO E SUAS TURMAS

1 – Identificação da Unidade Escolar

Emeif Profª Diva Moraes Camargo Pucci

2 – Modalidades de Ensino e Organização

A Escola Municipal de educação Infantil Emeif “Profª Diva Moraes Camargo Pucci” possui as seguintes modalidades de ensino:

Creche II – de dois anos até dois anos e 11 meses.

Creche III – de três anos até três anos e 11 meses.

Pré I – de quatro anos até quatro anos e 11 meses.

Pré II – de cinco anos até cinco anos e 11 meses.

A organização e o número de alunos estão divididos em dois períodos, conforme mostra tabela:

CRECHE I

Período Integral

N de alunos

Turma A

17

CRECHE II

Turma A

15

PRÉ I

Período da manhã

N de alunos

Período da tarde

N de alunos

Turma A

21

Turma A

22

Turma B

24

Turma B

20

Turma C

22

Turma C

25

PRÉ II

Período da manhã

N de alunos

Período da tarde

N de alunos

Turma A

23

Turma A

23

Turma B

20

Turma B

24

Turma C

21

Turma C

22

Total de alunos atendidos na unidade escolar: 299

3 – Aspectos Individuais:

3.1 – Moradia

Em relação a moradia dos alunos, 68% dela é constituída por pai, mãe, filhos e agregados; 17% dos alunos vivem apenas com a mãe; 8% moram com a mãe e padrasto; 2% vivem com os avós e outros parentes e o restante se dividem em 3% que vivem com a pai e madrasta e somente 2% com o pai.( Veja o gráfico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com