TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Semestre

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SANTO ANDRÉ

FABIANA APARECIDA DUMONT MIGUEL –RA: 6031380084

TUTOR EAD: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

SANTO ANDRÉ -  SP

Maio/ 2018


FABIANA APARECIDA DUMONT MIGUEL –RA: 6031380084

TUTOR EAD: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal,

 Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

SANTO ANDRÉ -  SP

Maio / 2018


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.        PASSO 1 Diagnóstico        5

2.        PASSO 2 Reestruturação        6

3.        PASSO 3 Procedimentos a Serem Adotados pela Empresa        9

4.        PASSO 4 Sistematização do Relatório.        10

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6.        REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as necessidades e dificuldades encontradas pelo sr Everson sócio e proprietário da empresa Catlog Ltda que atua no ramo de transportes há mais de 13 anos, apresentando para ele soluções de melhorias e novas visões do mercado atual.

Atualmente a Catlog tem passado por vários problemas em sua estrutura de gestão de pessoas, rh, administração de pessoal, saúde e segurança do trabalho entre outras áreas que são mencionadas no decorrer deste trabalho, causando assim um descontentamento por parte dos colaboradores e a desatualização da empresa no mercado atual.

Através deste relatório foi levantado as dificuldades e apresentadas soluções pontuais para cada uma delas, reestruturando a empresa e dando um novo folego e fazendo com que ela volte a ser destaque no mundo corporativo na qual ela faz parte.

Salientando assim o quanto o setor de Recursos Humanos e suas ramificações faz toda diferença no gerir de uma empresa alavancando a para o sucesso.


  1. PASSO 1 Diagnóstico

O Sr Everson é sócio e proprietário de uma empresa de transportes, registrada com o nome de Catlog LTDA, atuando no ramo há mais de 13 anos. Porém nos últimos anos ele tem enfrentado barreiras na área dos Recursos Humanos, com a saída de seus mais antigos funcionários, os quais ele mesmo relata que eram como da família, pessoas honestas, humildes e respondiam bem aos seus comandos.

Depois da saída desses funcionários já passaram mais de 20 profissionais pela empresa e nenhum deles deram certo pelos mais variados motivos: pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos etc, além do aumento de passivos trabalhistas.

Toda essa situação criou um trauma no Sr Everson o fazendo desacreditar nas pessoas, todo esse processo traumático levantou um questionamento nele de como seria possível ele montar novamente uma equipe competente de trabalho, muitas mudanças ocorreram no mercado de trabalho principalmente na área de Gestão de Pessoas e por não acompanhar essas mudanças o Sr Everson, acabou perdendo seu espaço e seus colaboradores para outras empresas com mais oportunidades, melhores estruturas nos setores de Recursos Humanos e Departamento Jurídico.

Levantamento dos Problemas Detectados

Gestão de Pessoas

Desmotivação e conflitos entre funcionários; falta de estrutura no setor de RH; problemas com o quadro de colaboradores.

Técnicas de Administração de Pessoal

Problemas coma folha de pagamento; falta de consistência na rescisão de contratos; desatualização falta de novas tecnologias e inovação.

Recrutamento e Seleção

Falta de critério nos processos de recrutamento e seleção; contratações de pessoas não qualificadas para as funções; técnicas e equipamentos inapropriados.

Saúde e Segurança do Trabalho

Falta de segurança no trabalho; falta de organização de CIPA e SESMT; falta de plano de prevenção de acidentes.

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Não possui parceria com sindicatos; não possui apoio do Departamento Jurídico; aumento de passivos trabalhistas.

  1. PASSO 2 Reestruturação

Através do diagnóstico realizado, iremos reestruturar o departamento jurídico e de Recursos Humanos da empresa. Devido a falta do setor de RH na empresa atualmente o SR Everson possui um quadro de colaboradores deficiente, sendo assim estaremos reestruturando o setor de RH. Este departamento é de extrema importância pois precisa estar ajustado aos métodos e procedimentos que serão executados no dia a dia da organização. De acordo com Chiavenato (2002) “o desenvolvimento de Recursos Humanos envolve as atividades de treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional.

Falando sobre o Recursos Humanos, não podemos deixar de falar da Gestão de pessoas que trabalha a humanização nas organizações trazendo harmonia e satisfação aos colaboradores e empregadores.

  1. Departamento Jurídico

Este departamento é responsável pela atuação em defesa de uma empresa, a representando aos órgãos judiciários, fazendo a análise de documentos, padrões, contratos etc, assim identificando possíveis riscos e falhas. Com o departamento jurídico bem estruturado é possível prever riscos e minimizar prejuízos, além de atuar juntamente com os demais departamentos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com