TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO TÉCNICO - NBR 8196

Monografias: DESENHO TÉCNICO - NBR 8196. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 3

CLÁUDIO FERNANDO DE OLIVEIRA

DESENHO TÉCNICO – NBR 8196

Trabalho para disciplina de Desenho Técnico apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Profª Patricia Barbosa

BELO HORIZONTE

2015

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 – NBR 8196/1999 – Desenho Técnico – Emprego de Escalas 5

3 - CONCLUSÃO 6

4 - REFERENCIAS 7

1 - INTRODUÇÃO

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pela normalização técnica do pais, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro e é a representante oficial no Brasil das seguinte entidades internacionais: ISO, IEC ( International Eletritechnical Comissom): e da entidades de normalização regional COPANT (Comissão Pan-americana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A padronização ou normalização do desenho técnico NBR 8196 com emprego de escalas tem como objetivo uniformizar o desenho por meio de um conjunto de regras ou recomendações que regulam a execução e a leitura de um desenho técnico, permitindo reduzir várias vezes um determinado procedimento em diferentes áreas, com poucas possibilidades de erros.

O conjunto de normas brasileiras que regem o desenho técnico abrange questões referentes à representação de desenhos, tais como: formatos de papel, representação de desenhos, linhas espessuras, escala, caligrafia técnica, cotas, legendas, dobramento de folhas, dentre outros.

2 – NBR 8196/1999 – Desenho Técnico – Emprego de Escalas

Esta Norma fixa as condições exigidas para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.

A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA” ou abreviatura ESC, seguida da indicação da relação.

a) ESCALA 1:1, para escala natura, dimensões do objeto representado é igual à dimensão real, 1:1;

b) ESCALA X:1, para escala de redução (X>1), quando a dimensão do objeto no desenho é maior que sua dimensão real, X:1, Ex: 2:1, 5:1, 10:1;

c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X>1), quando a dimensão do objeto representado no papel é menor que sua dimensão real, EX.: 1:2, 1:5, 1:10.

A escala deve ser indicada na legenda da folha de desenho. Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com