TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS -4° PERÍODO

PROFESSOR TUTOR: RENATA M.G.DALPIAZ

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

CARLA GUIMARÃES COSTA SILVA – RA 5569146687

ELLEN CRISTINA SOUSA DOS SANTOS – RA 8979224816

MARIUSA DA PENHA SOUSA GONÇALVES – RA 5569139248

RUTH ELIUZA DE ARAÚJO SILVA – RA 4997014824

VIVIANE MENDONÇA SILVA – RA 5560122799

WEVERSON RODRIGUES DE LIMA - RA 5569151136

ANÁPOLIS

2014

INTRODUÇÃO

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região mostrando o conceito de desenvolvimento econômico regional decorre da ênfase dada às dinâmicas locais.

A formação deste artigo tem o objetivo de analisar os países que fazem parte do BRICS são países emergentes como características em comum como o crescimento econômico e a sua importância dentro do cenário econômico mundial.

Etapa 1

Desenvolvimento econômico, ou crescimento econômico é acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia.

A discussão sobre o tema é bem variada, entre os economistas, onde avalia-se que a desigualdade social é o fundamento para o desenvolvimento econômico, atrelado a industrialização e não industrialização dos países.

O desenvolvimento econômico é quase sempre precedido por mudanças políticas profundas, onde avalia-se a capacidade de desenvolver-se ou não, atrelado a industrialização ou não de um pais, bem como a capacidade do pais em gerar renda, e consequentemente as questões sociais são reestruturadas.

Dentro do conceito de desenvolvimento surge o conceito de subdesenvolvimento, que são países que buscam o desenvolvimento, tema discutido acima. O conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

Existem algumas formas de medir o desenvolvimento econômico de uma nação, são elas: Índice de Gini, que é um indicador que calcula a concentração ou desigualdade. Ele mede o grau de concentração de renda. A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Para se montar esta curva é necessária obter dados do índice de Gini. O Índice de desenvolvimento humano –IDH, é uma ferramenta que aufere o avanço do bem estar de uma população. E apresenta uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento econômico, a renda, a longevidade e a educação. Destaca-se que o IDH não é uma medida abrangente, pois deixa de incluir dados dos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

Para compreendermos como a economia brasileira se desenvolveu é importante entendermos a evolução econômica do Brasil. A História do Brasil iniciou dentro da lógica de acumulação primitiva de capital, onde a economia brasileira era apenas uma extensão portuguesa na América. A ocupação portuguesa se deu através da exploração de produtos tropicais, num primeiro momento com a exploração e retirada do pau-brasil, depois desenvolvendo a economia açucareira.

Durante o Segundo Império o país se caracterizou pela ascensão da burguesia, surgiram e se consolidaram durante este século os ideais burgueses no Brasil. grande transformação se deu na revolução da distribuição das atividades produtivas. O renascimento agrícola foi impulsionada pela Abertura dos Portos e, pela emancipação política, desencadeou o processo de consolidação dos ideais liberais no Brasil. A crise do açúcar levou a decadência da força política das oligarquias do norte e nordeste. O sudeste foi favorecido com a cultura do café, artigo que encontrava grande mercado na Europa, os cafeicultores iniciaram um período de acumulação de capitais ainda não visto no país.

A partir disto o Brasil passou a experimentar um grande surto industrial, onde o país se urbanizou. Foram instaladas centenas de fábricas, bancos, companhias de navegação e companhias ferroviárias. O financiamento em geral veio do capital cafeeiro e do capital financeiro internacional. O papel do Estado era o de fornecer a infraestrutura para tais investimentos. No inicio do século XX, a indústria nacional passou intensificou o processo de substituição das importações. Segundo o brasilianista Warren Dean, a origem da indústria brasileira se deu dentro do mercado importador e exportador, tanto os fazendeiros quando os importadores tornam-se os primeiros industriários brasileiros, porém sem deixarem sua atividade original. No caso dos fazendeiros, em geral, seus investimentos industriais se davam dentro do beneficiamento das matérias-primas que produziam nas fazendas, o que lhes garantia a valorização dos mesmos (DEAN, 1975, p.268-269). Contribuiu para isso o fato de o alto custo do transporte marítimo, que possibilitou a produção nacional de uma variedade de Como todo modelo de desenvolvimento econômico, trouxe contradições e também consequências, como recrudescimento da inflação, perda do valor da moeda, atingindo a camada assalariada, causando desemprego. Os investimentos não foram realizados de maneira generalizada e igual em todos os setores produtivos. Desta forma, alguns setores da economia como o têxtil ficaram praticamente estagnados, enquanto outros setores indicavam um alto grau de concentração de capitais, como a construção e a especulação imobiliária. Houve desequilíbrio da balança de pagamentos, isto porque as multinacionais fundamentais foram passando para o controle estrangeiro.

O Brasil vive o momento do milagre econômico, no período de 1969 a 1973, houve crescimento acelerado na indústria, crescimento e concentração da renda, como consequência surge problemas sociais.

Entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com