TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO BRASILEIRO. 1960 – 1980

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................... -  6

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Este presente trabalho trata sobre uma série de mudanças, que ocorreram na sociedade brasileira, entre o período de 1960 a 1980, nas áreas politica, econômica e social, e as influencias na vida dos indivíduos que desde então compõe a sociedade, tendo como base as características das políticas sociais brasileiras no período, a postura e comportamento do serviço social frente às políticas sociais da época, ressaltando as considerações apresentadas na psicologia social.

A partir do estudo de novas politicas e das ações sociais, ocorreram mudanças com o objetivo de suprir as necessidades da sociedade. Trazendo melhoria nas politicas públicas, dessa forma dado mais espaço pra a prestação do serviço social como também a aceitação e valorização dessa profissão.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com o objetivo de refletir acerca do desenvolvimento histórico do brasileiro entre os anos de 1960 a 1980, é preciso dar ênfase ao alcance de melhorias nas políticas sociais, a evolução do serviço social e a interação de novos elementos na profissão. Desenvolvimento esse que ocorreu de forma dependente do capital internacional e envolveu rupturas e continuidades.

Em meados da década de 1960 a 1980 a politica brasileira anunciava um período de grandes modificações sociais. Portanto, compreender tais transformações significa compreender a crise capitalista, suas manifestações e mudanças, não apenas na esfera da economia e da política, mas também, a sua repercussão no campo do conhecimento, das ideias e dos valores.

As duas décadas desta história começam com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e terminam com a fundação do PT, em 1980. Entre um fato e outro, o Brasil mergulhou na ditadura militar. São momentos da vida do país, tão distintos entre si que se sobrepõem a muitos outros: o de Jango, o de 68, o do Tropicalismo, o da guerra, o da tortura. Condensadas assim, os anos 60 e 70 ganham nitidez incomum. É o que nos faz ver, em plena turbulência do regime repressivo, a gênese da redemocratização.

Mudanças consideráveis foram realizadas na década de 1960 na sociedade e nas formas de governo. A rebelião de maio de 1968 na França foi um marco na expressão dos conflitos e das demandas por mudanças sociais e políticas na busca de uma nova ordem social, mais justa e mais humana. No Brasil, na primeira metade da década de 1960, mais precisamente em 1964, ocorreu a revolução militar, acabando com a liberdade democrática (política, social, econômica e cultural).

O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”. É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético-político, que foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 e 1980. Ele expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária. Mais justa democrática e garantidora de direitos universais. Em virtude das mudanças ocorridas na sociedade e no seio da categoria, um novo aparato jurídico se fez necessário para expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora.

Nos anos 1960 e 1970, há um movimento de renovação na profissão, queria tanto a atualização do tradicionalismo profissional, como uma busca de ruptura com o conservadorismo. A trajetória histórica do serviço social originou-se a partir das contradições entre capital e trabalho.

 Especificamente no Brasil essa origem está relacionada à ação da igreja, sua ideia de adequação e as transformações econômicas e praticas que mudariam a historia do país na época. Sendo assim o serviço social surgiu como resposta, a questão social em meio ao movimento operário popular. 

Essas mudanças nas relações de trabalho refletem no serviço social como profissão e manifestou a necessidade de que a profissão se dedicasse a produção de um conhecimento crítico da realidade social, para que o próprio Serviço Social pudesse construir os objetivos de sua intervenção, bem como responder às demandas sociais propostas, pelo mercado de trabalho e pela realidade.

Esta revolução no meio profissional só é realmente fortalecida com o enfraquecimento da ditadura militar, e seu processo histórico apontou o intento de romper com o tradicional desde o início dos anos de chumbo da ditadura, aflorando de forma mais aberta no final da metade dos anos 1970.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com