TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUAL DE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O assunto a ser tratado, a homossexualidade vem desde o inicio da humanidade até os dias atuais. Ao longo do tempo o homossexualismo ainda sofre com o preconceito, discriminação e a violência pela nossa sociedade.

Por isso boa parte dos homossexuais, por temer a intolerância, a incompreensão e o desrespeito pela sociedade, muitos deles preferem manter sua orientação sexual oculta, por medo de se expor, por medo de represarias.

Estamos vivendo em uma sociedade dividida, onde uns tentam garantir seu direitos de igualdade e outro não aceitam. Perante a Constituição da República Federativa do Brasil, diz que "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..." essa afirmativa ficou esquecida por uma sociedade cheia de preconceito.

2. DESENVOLVIMENTO

A homossexualidade é o interesse sentimental e sexual entre dois indivíduos do mesmo sexo. É uma orientação sexual, e não é apenas uma escolha em que o sujeito pode optar. A orientação sexual indica o direcionamento da atração física ou emocional para pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto ou de ambos o sexo. Então é importante enfatiza que a sociedade é composta por diversidades, inclusive diversidades sexuais.

Nos dia atuais o homossexualismo vem combatendo os preconceitos e as desigualdade, com isso o resultado é a união estável e a adoção de crianças entre casais do mesmo sexo. Uma grande conquista,mas não o fim de preconceitos de pessoas que não aceitam. Veem tudo isso como uma monstruosidade, algo incapaz de acontecer em nossa sociedade.

Mesmo com vario avanços obtidos, ainda existem movimentos contra a questão da homossexualidade. lembrando que a Igreja Católica recrimina tal situação, até mesmo a classificava com imoral e inaceitável. Para muitos o homossexualismo é visto como criminoso, doente, anormal, infelizmente pessoas ainda são julgadas e condenadas à exclusão pelo simples fato de terem uma orientação sexual diferente. A homossexualidade ainda esta destinada a conviver com preconceitos e discriminação de uma sociedade machista e hipócrita.

A homofobia precisa ser combatida de todas as formas sob pena de continuarmos construindo uma sociedade apoiada em valores e normas. Defender os direitos humanos,é garantir que a diversidade sexual e muitas outras sejam respeitadas.

O preconceito é tão grande que acaba até em morte. Ultimamente vem sendo relatado muitos crimes contra pessoas homossexuais,e por sua vez o Brasil vem se tornado recordista nos atos de violência em relação a pessoas homossexuais.

Pesquisa feita por um grupo gay mostrou que, em 2011 um homossexual era morto a cada 33 horas no país, resultando ao todo 266 homicídios. Já no primeiro semestre de 2012 foram 165 assassinatos, uma morte a cada 26 horas.

Tais dados atribuem o Brasil o titulo de pais mais homofóbico do mundo. Sendo importante apontar que durante os últimos anos, se multiplicou o numero de pesquisas feitas sobre as LGBTs e a homofobia no Brasil. Iniciativa que são promovidas por fundações, centros de pesquisas, programas de pós-graduação, governo e ONGs. Contudo, ainda faltam pesquisas mais detalhadas de cada estado, que ofereça com detalhes o perfil socioeconômico das LGBTs brasileiras. Um desafio contínuo feito em 2011 mostrou que trabalhadores homossexuais ganham um salário de 3% a 30% menor do que trabalhadores heterossexuais, além de enfrentarem barreiras no acesso ao emprego na maioria dos países.Isso aponta que a desigualdade não é apenas política e cultural, mas também econômica.

O Congresso brasileiro tem em mãos, desde 2006, um Projeto de Lei que inclui os homossexuais entre os protegidos contra o crime de racismo e discriminação, impondo penas mais severas que as hoje existentes, mas, mais do que isso, reconhecendo ser este um problema, uma questão que deve merecer tratamento específico por parte do Estado. Ao que tudo indica, entretanto, nossos parlamentares não estão muito interessados em aprovar o projeto, inclusive porque setor religioso é contra o projeto.

A violência urbana chegou a um ponto crítico e as políticas públicas preventivas do diálogo, do debate e da conscientização social, incluindo a juventude, infelizmente não conseguem inibir a generalização da violência. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, há leis de combate à homofobia, mas se mostram insuficientes, sendo necessária uma atuação maior do Congresso Nacional, o que promoveria a discussão em nível nacional com o intuito de promover o respeito à diversidade sexual.

Quantos ataques e mortes deverão ocorrer para que se aprovem uma legislação que puna esses crimes? Quantas famílias deverão ser atingidas por estas barbaridades? Até quando assistiremos esse circo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com