TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

Aluno(a) Lucina Josefa de Sá

RA 17288005

Disciplina Estágio Supervisionado: Políticas Públicas

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autor:Lucina Josefa de Sá

Orientadora: Profª Me. Bruna Aline Stoél de Souza

1- Cidade e Estado onde se localiza a Instituição de Estágio: Sonora – MS

2- Nome do local de estágio: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

3- Eixo de Atuação do Campo de Estágio: Setor Público: Política de Assistência Social e Proteção Social Básica.

4- Área de Abrangência da Instituição: O CRAS abrange todo o município de Sonora e atendendo atualmente em torno de 1000 famílias. Seu território de atuação foi definido por conta da necessidade da população com relação aos serviços ofertado pelo CRAS.

5- Público Alvo de atendimento da Instituição de Estágio: Os usuários são pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou de fragilização de vínculos afetivos envolvendo questões relacionais e de pertencimento social como: discriminação etária, étnica, de gênero ou de deficiência entre outros.

6- Quais demandas são atendidas pela Instituição: Famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

7- Funcionamento da Instituição: De Segunda à Sexta-Feira das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

8- Recursos Humanos: Compõe a equipe: 01 coordenadora, 02 assistentes sociais, 01 psicóloga, 01 motorista, 02 técnicas, 01 secretária, 02 recepcionistas, 02 auxiliar de limpeza, 05 monitores, 01 artesã e 01 educador de base, totalizando 19 funcionários.

9- Programas e Projetos Desenvolvidos pela Instituição:

• O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Este é um trabalho social desenvolvido junto às famílias fortalecendo a função protetiva e prevenindo a ruptura de vínculos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida;

• SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias.Com base neste serviço são desenvolvidos vários programas com atendimentos em grupo onde se realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.Como exemplo elencamos aqui: Programa Geração Alegria que atende crianças entre 6 e 17 anos de idade; Programa Mamãe Leoa que atende gestantes e Programa Geração Amiga que atende a população idosa;

• Programa PAA: Programa de Aquisição Alimentar;

• Programa Cesta do Bem: Destinada às famílias de baixa renda;

• Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda: Bolsa Família e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos, e deficientes

10- Articulação com a Rede de Serviços Sócio assistencial: O trabalho em rede é um dos instrumentos mais utilizados para a efetivação das políticas públicas, pois apresenta aspectos importantes para a articulação e integração entre os diferentes serviços, órgãos e instituições comprometidas com a efetivação dos direitos sociais da população. Logo o trabalho em rede é indispensável para um atendimento completo e de qualidade, pois só desta forma se torna possível compreender os diferentes aspectos dos problemas que permeia a realidade social das famílias e dos indivíduos atendidos.

A parceria com o CRAS no município de Sonora envolve:

• Educação

• Saúde

• Conselho tutelar

• Instituições não governamentais (APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Projeto Esperança Giusepe Gutilla

• CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

O trabalho em rede é desenvolvido vinculando a referência e a contrarreferência. A referência compreende o trânsito do nível menor para o de maior complexidade, ou o encaminhamento, feito pelo CRAS, a qualquer serviço socioassistencial ou para outra política setorial. A contrarrefêrencia acontece inversamente ao conceito de referência, pois compreende o trânsito do nível de maior para o de menor complexidade, como por exemplo, os encaminhamentos feitos do CREAS ou de outro serviço setorial ao CRAS.

Políticas Públicas e Sociais como campo privilegiado de atuação do assistente social: o Serviço Social no CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social)

Autor: Lucina Josefa de Sá

Orientadora: Profª. Me. Bruna Aline Stoél de Souza

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo destacar a importância das políticas publicas e sociais em específico à política de assistência Social tendo o CRAS como campo de atuação no processo de estágio colocando em prática o conhecimento teórico adquirido no decorrer do curso. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental sendo o resultado final deste trabalho trazer uma reflexão acerca deste tema, concluindo que as políticas públicas terminam por afetar a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Portanto atualmente, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade.

Palavras-chave: Serviço Social; Políticas Públicas; Assistência Social.

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, as políticas públicas representam vias pelas quais o Estado garante direitos explicitados na Constituição Federal de 1988 aos seus cidadãos. Há debates sociais contemporâneos que chamam a atenção por sua natureza polêmica. Tais debates englobam diversos pontos de discussão, trazendo à tona o valor das políticas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com