TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico institucional serviço social

Por:   •  19/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

Diagnostico Institucional                

Nome da organização: ESPRO – Associação de Ensino Social Profissionalizante

Endereço completo: SGAS 915, LOTE 71A

Telefone: 61-3345-7167/61-3226-1512

E-mail: www.espro.org.br

Nome da Supervisora: Marilene Silva de Oliveira

Nº do CRESS: 3960

E-mail: marilene.silva@espro.org.br

O Espro – Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Fundado, em 1979, por iniciativa de unidades do Rotary Club, o Espro tem como essência a transformação social.

Missão

Promover inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho.

Visão

Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações de proteção e inclusão social.

Valores

Ética, Excelência, Transparência e Responsabilidade Social.

Demandas atendidas pela instituição

Atende, gratuitamente, adolescentes e jovens a partir de 14 anos, suas famílias e a comunidade, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino. As atividades do Espro são pautadas em ações voltadas para o fortalecimento de vínculos e serviços de convivência, em ações específicas, para exercício da cidadania e formação para o mundo do trabalho.

Estrutura e funcionamento da Organização da instituição

 

A organização da filial Brasília conta com seis áreas, que são: Gerencia, comercial, triagem, Departamento de Desenvolvimento Social (DDS), Educação Profissional e Administrativo.

Gerência

Instaladas na matriz do Espro, em São Paulo, as gerências são responsáveis pela implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o engajamento dos colaboradores e demais partes interessadas no êxito das estratégias e na promoção da cultura da excelência e todo o Brasil. A gerente responsável pela filial Brasília é a Mariana Rocha.

Comercial

Consultores atendem as empresas de forma personalizada e buscam soluções rápidas e inteligentes, que garantem a objetividade e eficácia no processo.

Triagem

Uma equipe especializada em ações de prospecção, recrutamento e seleção de jovens para os processos seletivos dos Programas de Aprendizagem.

Departamento de Desenvolvimento Social

Psicólogos, assistentes sociais e enfermeira promovem atividades sócio-educativas para desenvolvimento do empreendedorismo familiar e melhoria da qualidade de vida dos jovens e seus familiares.

Recursos Humanos e Financeiros Necessários para o Alcance dos Objetivos da Instituição

Os recursos humanos e financeiros são as pessoas, ou seja, os colaboradores e as empresas parceiras.

Parcerias e Relações Interinstitucionais

Para a realização dos cursos, atividades, ações com as comunidades, o Espro - Ensino Social Profissionalizante conta com instituições parceiras, que disponibilizam infraestrutura, entre outros apoios. Estas parceiras compartilham do mesmo objetivo de educação, transformação e inclusão de jovens no mundo do trabalho que o Espro tem, dentre elas estão:

 [pic 1]  [pic 2] [pic 3] [pic 4]

O Serviço Social na Instituição

As ações voluntárias e sociais desenvolvidas pelo Espro buscam ir além da filantropia e, consequentemente têm o objetivo de despertar o espírito de empreendedorismo social que envolve desde os colaboradores, jovens atendidos, suas famílias, parceiros e a comunidade. Por isso, o engajamento dos públicos reflete nos resultados das ações realizadas.

Estrutura e funcionamento

A instituição possui uma assistente social, conta com uma boa estrutura física com laboratório, salas para realização de oficinas, materiais didáticos, entre outros, e conta com o apoio de uma psicóloga.

População atendida

São atendidos jovens, suas famílias, comunidade em situação de vulnerabilidade social e risco social e/ou social. , já foram inseridos no mercado de trabalho mais de 320 jovens pela filial Brasília.

Objetivo e Demandas do Serviço Social na Instituição

Por meio do Departamento de Desenvolvimento Social (DDS), é desenvolvido projetos sociais com foco na formação político-cidadã, resgatando ou fortalecendo o protagonismo nas relações. Os participantes são impulsionados a uma reflexão crítica, que atua no desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho. Aqueles que se enquadram no perfil socioassistencial passam ainda por entrevista individual, avaliação de renda e situação de risco.

Na instituição são realizadas visitas domiciliares, acompanhamento e atendimento individual a alunos com problemas de rompimento de vinculo familiar, drogas, psicológico entre outros, são feitas entrevistas sociais onde é utilizada para medir o grau de vulnerabilidade social, oficinas com temas importantes para a convivência social, e geração de renda, as comunidades do entorno participam de aulas onde são feito artesanatos, elas podem levar pra casa e posteriormente pode até ser usado como um meio de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com