TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Diagnóstico Institucional

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

  1. Patrícia Gavião Garcia         R.A=424554

Serviço Social

Diagnóstico Institucional

São Borja - 2015

Patrícia Gavião Garcia-Aluna Graduanda em  Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Email: patriciagaviaogarcia@hotmail.com        

Diagnóstico Institucional

1.1-Identificação do Campo:

Centro de Referência em Assistência Social – CRAS ACOLHER

Rua: Dom Pedro II, 1822.   ITAQUI - RS,          CEP 97650-000

Telefone-(55)3433-5052

1.2-Identificação do Supervisor de Campo

Lins Robalo

Nº do CRESS: 9657

Email: die.tops@bol.com.br

1.3-Descrição Geral do Campo

     O município de It aqui está localizado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, possui hoje cerca de 38.166 habitantes (censo 2014), faz divisa internacional com o município de Alvear - Argentina. O município apresenta grande extensão territorial e uma população rural estimada em 4.848 habitantes, sendo que algumas localidades estão distantes á cerca de 100km da sede do município. O CRAS –ACOLHER deu inicio a suas atividades em julho de 2007, tendo inaugurado sua sede em julho de 2011,que está situada na Rua Dom Pedro II, N° 1822.

O centro de referência é um espaço físico onde funciona um serviço municipal de atendimento psicossocial às famílias vulneráveis em função de pobreza e de outros fatores de risco e exclusão social. Têm como base territorial comunidades, regiões, bairros onde há maior concentração de famílias nessas condições.

 Cabe ressaltar que o CRAS se caracteriza como principal porta de entrada do SUAS, possibilitando o acesso de inúmeras famílias á rede de proteção de Assistência Social.

Assegurar que as ações no âmbito da assistência Social e especial tenham centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária. Propor os projetos específicos e prioritários, de preferência Inter setoriais, como eixos agregadores.     A Secretaria Municipal de Assistência tem buscado atender a população de forma ativa, resolutiva e com qualidade ás demandas apresentada. Atualmente, a rede de assistência social municipal conta com apenas uma unidade de CRAS. Tem como objetivo promover serviços, programas projetos e benefícios de proteção social básica e especial para famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade e risco.

O ato institucional consiste em um público de ambos os sexos e faixa etária que se encontram em situação de vulnerabilidade de risco social, indivíduos que enfrentam dificuldades necessitam de auxílio sócio assistencial. Este programa contempla uma verba orçamentária da prefeitura municipal e também com ajuda participativa do Conselho Municipal de Assistência Social, criado conforme Lei Municipal n° 2150/95 em funcionamento, com o fundo Municipal de Assistência Social com verbas destinadas a atender as diversas modalidades, possui estruturas para desenvolver uma assistência social de qualidade

O que orienta a dimensão de Recursos Humanos no âmbito do SUAS é a concepção da Política de Assistência Social, contida na Constituição Federal (CF/1988), na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS/1993), na Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), na Norma Operacional Básica do Suas (NOB SUAS/2005) e na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS/2006). Em relação aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) é importante, também, a publicação Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009), especialmente o capítulo que apresenta a composição, perfil e atribuição da equipe de referência no CRAS.

1.4- Serviço Social na Instituição

. O CRAS –ACOLHER deu inicio a suas atividades em julho  de 2007, tendo inaugurado sua sede em julho de 2011,que está situada na Rua Dom Pedro II, N° 1822.

Equipe CRAS ACOLHER:

Lins Robalo (assistente social e coordenadora da instituição);

Gabriela Cruz (assistente social);

Adriana Rial (psicóloga);

Renata Crauss (psicóloga);

Mara de Fontoura (recepcionista);

Josimare Severo Souza (serviços gerais);

Vera Regina Ferner (serviços gerais);

O atendimento tem início com a Assistente Social, que faz o preenchimento de fichas cadastrais para serem realizadas visitas domiciliares visando o melhor direcionamento do usuário conforme sua necessidade, os atendimentos mais constantes na instituição são de solicitação do preenchimento do cadastro do prontuário do SUAS para o recebimentos de benefícios como: PAA (recebimentos de alimentos perecíveis) e outros como cestas básicas e roupas (campanha do agasalho), e também o passe livre que são idosos a partir de 65 anos tem direito a passagem livre Municipal, Intermunicipal e Interestadual.      

 Observamos que a instituição presta atendimento ao diferentes segmentos da população e contribui para a melhoria das condições de vida das pessoas e famílias de baixa renda.

 A rotina da instituição é de segunda a sexta-feira das 08:00 hrs ás18:00 hrs , com atendimento aos usuários, e com papel importante ao incentivar criar e programar projetos sociais que favorecem a inclusão dessas famílias.São atendidas em média para cadastro 10 a 15 famílias.Após análise de alguns dados quantitativos ,elegemos alguns pontos considerados expressivos para caracterizar o perfil dos usuários .

Consideramos assim, haver predominância de pessoas do sexo feminino, mais da metade residindo longe do CRASS, à maioria residindo em casa própria, porém um percentual significativo residindo em casa cedida e em volantes. Também em relação ao estado civil a proporção de solteiros e os que se enquadram como casados ou em união estável é a mesma ,quase a totalidade dos inscritos possuem o ensino fundamental incompleto, a maioria sobrevive apenas com um salário mínimopor mês ou menos que isso ;mais da metade se encontra como do lar ,e há um alto índice de desempregados em relação aos que estão empregados ;a maioria das famílias é formada por grupos de 03 a 07 pessoas ,a principal demanda é a aquisição de alimentos (P.A.A);quanto a saúde o números de dependentes químicos  é baixo ,para os que recebem benefício do Governo Federal prepondera o Bolsa Família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com