TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE A LIMPEZA DO CUSTO DAS VENDAS DA INDÚSTRIA NA COMPARAÇÃO COM O COMÉRCIO

Projeto de pesquisa: DIFERENÇA ENTRE A LIMPEZA DO CUSTO DAS VENDAS DA INDÚSTRIA NA COMPARAÇÃO COM O COMÉRCIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EM CONTABILIDADE

DANILO SALGADO GONÇALVES

CONTABILIDADE APLICADA

Linhares

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EM CONTABILIDADE

DANILO SALGADO GONÇALVES

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Contabilidade da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade Interdisciplinar do 5º Semestre - Individual.

Linhares

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA QUANDO COMPARADA COM DE UM COMERCIO 5

4 METODOS DE CUSTEIO, VARIÁVEL E ABSORÇÃO 5

5 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO 7

6 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 7

7 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 8

8 PONTO DE EQUILÍBRIO 8

9 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 9

10 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 10

11 CONCLUSÃO 11

12 BIBLIOGRAFIA 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou falar da GESTÃO INDUSTRIAL de uma empresa, a empresa em questão e a indústria Pelicano Ltda do ramo de ‘cuecas’. O Sr. Jonas Caetano contratou uma empresa de consultoria para lhe da consultoria na parte de custos da empresa que vem sendo seu principal problema.

A gestão industrial na pratica contábil e muito utilizado a parte de contabilidade de custos, pois a principal atividade da indústria e transforma matéria-prima em produtos utilizando mão de obra e máquinas dai gerando o preço de venda do produto.

2 DESENVOLVIMENTO

3 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO CUSTO DA VENDA DA INDUSTRIA COMPARADA COM DE UM COMÉRCIO.

O que seria custo, custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. Para saber o custo de terminado serviço ou bem utilizamos a contabilidade de custo usada na formação de estoque e para lucros e ajudando na tomada de decisões.

Nas Indústrias

Nas indústrias os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

No Comércio

No comécio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas e baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS.

4 MÉTODOS DE CUSTEIO, VARIÁVEL E ABSORÇÃO

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Custeio Variável

De acordo com Sá (2009), somente os gastos variáveis são apurados no custo das vendas. Esses custos variam de acordo com o faturamento da empresa como, por exemplo, comissão sobre as vendas e os impostos. Uma das características do custeio variável é o maior controle sobre os gastos fixos, pois se mantém isolados dos custos das vendas.

Para Moura (2005), no custeio variável são excluídos todos os custos fixos relacionados com o produto, e somente são contabilizados os custos variáveis a alguma relação (volume, quantidade, faturamento). Basicamente somente os custos variáveis são levados em conta sejam eles diretos ou indiretos.

Custeio por Absorção

De acordo com Sá (2009), o sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portanto além dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

Para Moura (2005), no custeio por absorção todos os custos são dividos pelo estoque, onde cada produto absorve aquilo que lhe caiba para sua fabricação não importando se é custo fixo ou variável direta ou indireta.

Para Sato (2008), o sistema de custeio por absorção atende aos Princípios fundamentais de contabilidade aceitos no Brasil. Portanto a empresa que não adotar esse tipo de método, deverá obrigatoriamente no final do ano em exercício fazer ajustes para o enquadramento fiscal.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com