TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Serviço Social

Por:   •  17/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

FACULDADE TERRA NORDESTE

CURSO: SERVIÇO SOCIAL (BACHARELADO)

TURNO: Noite

TURMA: 030273

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Serviço Social II

Supervisão acadêmica:

Supervisão de campo:

Discente (s) /estagiário (s): Clarisse da Silva Chaves

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

O cumprimento da condicionalidade daeducação do programa bolsa família

Caucaia

Junho/ 2017

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ................................................................

2. JUSTIFICATIVA .................................................................................................

3. OBJETIVOS (geral e específicos) .....................................................................

4. META .................................................................................................................

5. METODOLOGIA ................................................................................................

6. CRONOGRAMA ................................................................................................

7. RECURSOS HUMANOS e FINANCEIROS ......................................................

8. AVALIAÇÃO COM O PÚBLICO ATENDIDO ....................................................

9. REFERÊNCIAS ................................................................................................

10. APÊNDICES ...................................................................................................

11. ANEXOS .........................................................................................................

1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

o cadastro único sede fica localizado próximo ao crass sede no município de caucaia, tendo como missão identificação e cadastramento de novas famílias tendo como atribuição requer uma responsabilidade e compreensão da importância de manter a base cadastral sempre atualizada e bem qualificada.A capacidade de atendimento são de 200 fichas por dia, sendo atendidas no turno da manhã de 08:00 à 12:00 horas e de 13:00 ás  17:00 horas. Tendo uma equipe técnica compostas por coordenador, assistente social, cadastrador, recepcionista, serviço gerais. Os serviços prestados são atualização e novo cadastro único, verificação de bloqueios através do ( SIBEC )  Sistema de Benéficos ao Cidadão, Emissão de declaração para segunda via da identidade.

2 JUSTIFICATIVA

   O estágio supervisionado I foi de grande relevância acadêmica e profissional, tendo como princípio a qualificação profissional e a construção do perfil profissional, tive um excelente embasamento teórico. O campo de estágio possibilitou-me compreender na vivência a realidade na qual o serviço social está inserido o estagio II possibilitou-me aprofundar os conhecimentos vividos no estagio anterior e executar a intervenção.

Identifiquei vários pontos negativos na estrutura do campo de estagio ondepequeno o espaço para atender todos os usuários o perfil das famílias são precárias onde o perfil do bolsa família são pessoas em situação de pobreza as  famíliasno o qual o contado possibilitou o incentivo para realizar o projeto. A relação com a técnica noestagio I foi impar onde ela veio mostrando cada serviço prestado no cadastro único,  cada caso no dia a dia, tirando todas as dúvidas possíveis assim contribuindo de forma excelente para o meu perfil profissional. No II estagio tive uma relação positiva também com a segunda técnica onde a mesma aprofundou os conhecimentos e sempre mostrando de forma simples o fazer profissional.

No cadastro único são inúmeros problemas eventuais tais como a questão social,  a grande demanda de usuários, os usuários são desinformados a respeito do programa bolsa família e o cadastro etc.Muitas das famílias conhecem apenas o programa bolsa família sem saber dos demais programas do governo Federal que os mesmos tem acesso.

 O projeto de intervenção está voltado para as condicionalidade educação do programa bolsa família que é  um programa de assistência para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.será realizado palestras  e  confecção de folder informativossobre as condicionalidade do bolsa família e em específico a condicionalidade educação  que as famílias devem estar cumprindo.

   Atuação da assistentes social dentro do cadastro único é Prestar informações acerca dos programas e benefícios que o cadastro possibilita e prestar a devida assistência. O cadastro único tem uma estrutura pequena onde muita das vezes não comporta os usuários por conta da demanda, hoje o polo do cadastro único se  localiza no csu, com 15  profissionais  ativos sendo 1 coordenadora, 2 assistentes sociais, 25 cadastradores 2 auxiliares de serviço Gerais, o cadastro funciona nos horários de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.

 São distribuídas por volta de 400 fichas diárias, o cadastro esta com uma drende demanda de cadastros e atualizações de BPC onde ate dezembro os idosos tem que estar cadastrados para não perder o beneficio próximo ano e no ano que vem essa demanda serão dos deficientes.  Ao longo do dia as assistentes sociais  prestam informações e faz os devidos encaminhamentos dos usuários para os outros equipamentos assim tendo como objetivo resolver os diversos problemas, a assistente social tem em sua competência informar aos usuários os motivos de  algum tipo de benefício que na maioria dos casos são do bolsa família são bloqueados. As atividades desenvolvidas e realizada  Na área  do estagiando  são as observações, acompanhamento de atendimento na sala do serviço social, auxílio nas informações de algum problema eventual do usuário, participando da  acolhida todos os dias antes dos atendimentos.

Um dos problemas identificado motivando a intervenção são a falta de conhecimento dos usuários a respeito do cadastro único e os outros benefícios do governo que os mesmo possuem além do bolsa família.

A pequena estrutura do cadastro onde todos os crass não estão fazendo cadastro, logo a sede do cadúnico tem que atender toda à região da Caucaia assim tendo uma demanda muito grande, e com o excesso de usuários dificulta na hora de chama-Los.público alvo são famílias com renda percapta de até  3 salários mínimos. O cadastro únicos é  um dos equipamentos da secretaria de desenvolvimento social (SDS) onde é  destinados a atender famílias de baixa renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (414.7 Kb)   docx (319.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com