TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Exames: Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  112 Visualizações

O desenvolvimento econômico é considerado como um fenômeno histórico no qual ocorre nos países ou nos estados-nação e fazem sua revolução capitalista, e tem a característica do aumento sustentado de produtividade ou de renda por habitante, junto com o sistemático processo de capital e incorporação de progresso técnico (BRESSER-PEREIRA, 2006).

Para que aconteça o desenvolvimento é importante que haja um processo de crescimento da renda por habitante, ou do produto agregado por habitante, ou da produtividade. Não existe desenvolvimento sem que a produção e a renda média cresçam (FURTADO, 1969).

No desenvolvimento econômico possui três níveis ou instâncias de uma sociedade sendo eles: estrutural, institucional ou cultural. O desenvolvimento econômico é um processo do capitalismo e de uma formação dos estados nacionais (BRUM, 1986).

Segundo Bresser-Pereira (2006), o desenvolvimento econômico possui dois fatores fundamentais, que são a taxa de acumulação de capital ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. Em meio disso, o fator principal para relacionar a maior ou menor parte de acelerar o desenvolvimento capitalista é se possui ou não uma estratégia nacional de desenvolvimento. Quando a economia se encontra em processo de crescimento, indica que possui uma estratégica nacional de desenvolvimento, em que seu governo esta trabalhando de forma correta em prova econômica com as demais nações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com