TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel E Agenda 21

Dissertações: Desenvolvimento Sustentavel E Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Agenda 21 é a implantação global de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentando aliar preservação ambiental, questões sociais e crescimento econômico. O que buscamos é uma forma de ação local para implementação da mesma, pois se acredita que uma pequena ação positiva ou negativa em sua comunidade refletirá em sua cidade, consequentemente sua cidade em seu estado, seu estado em seu país e seu país em todo o mundo. Ou seja, a atitude de cada cidadão é de extrema importância para o presente e o futuro do planeta. Por isso é que se diz: “Pensar globalmente, agir localmente”.

Desenvolvimento

Nos dias de hoje, com a tamanha tecnologia e a imensidão de novos frutos que ainda estão por vir, não devemos pensar apenas na evolução, mas olhar um todo, que cada passo da evolução deixa algo para trás, como por exemplo, a geração de energia que para sua produção deixa consequências da poluição e gradativamente causa um verdadeiro caos ao meio ambiente e sem uma solução para esta consequência a tendências dos danos só tende a piorar cada ano, cada dia, cada minuto que o ar é poluído. Mas, para todo mal, existe um bem, e nós seres humanos devemos preservar o nosso bem, e implementar a nossa sustentabilidade individualmente, como também socialmente passando a mensagem á frente, instruindo os leigos, talvez não sejam todos que pratiquem o bem ao meio ambiente, porém se cada um fizer um pouco, ele acaba se tornando muito. Não podemos perde a fé, naquilo que ainda não se perdeu. Se cada um fizer a sua parte, economizando água, reduzindo poluentes, conservando a natureza, reciclando os próprios lixos, reutilizando matérias primas e principalmente educando o próximo, nossa humidade não se perderá.

Em relação á Agenda 21, o objetivo da mesma é o de promover o Desenvolvimento Sustentável. Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras. Os conceitos chaves para a agenda 21 global são cooperação e parceria, educação e desenvolvimento individual, equidade e desenvolvimento dos grupos socialmente vulneráveis, planejamento, desenvolvimento da capacidade institucional e informação. Entretanto, nas áreas de programa da agenda 21 que acompanham os capítulos temáticos, a capacitação individual, além de ressaltar a necessidade de ampliar o horizonte cultural e o leque de oportunidades para jovens, existe um forte apelo para que governos e organizações da sociedade promovam programas educacionais cujo objetivo seja propiciar a conscientização dos indivíduos sobre a importância de se pensar nos problemas comuns de toda a Humanidade, buscando, ao mesmo tempo, incentivar o engajamento de ações concretas nas comunidades. Assim, para a concretização individual deste programa, é necessário o conhecimento dos problemas ambientais, sociais e econômicos locais e assim formar comunidades para a discussão das mesmas, soluções para esses problemas, implementando ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

Visando a formulação de uma agenda 21 local, para programar ações individuais, que contribuam para um todo, ou seja, a nossa sociedade. É fundamental que a execução de ações seja liderada por um grupo que, por meio do uso permanente de instrumentos de sensibilização, mobilização e articulação mantenha os parceiros em comunhão de interesses, voltados para o cuidado com as dimensões integradas - social, cultural, econômica, ambiental e político-institucional. O objetivo é elaborar um plano para transformar a realidade local no cenário desejado por todos, fortalecendo a participação, a cidadania ativa e consolidando a formação de sociedades sustentáveis. As 10 medidas que serão apontadas para a elaboração da mesma constam:

- Palestras em instituições educacionais e universidades que promovam a conscientização ambiental, pois os jovens são as sementes que brotaram no futuro, ou seja, que darão continuidade ao desenvolvimento sustentável;

- Incentivar as crianças as boas práticas, em relação a reciclagem, separação dos lixos, etc;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com