TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável

Monografias: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento sustentável

A Sustentabilidade

20-04-2013

Instituto superior de ciências jurídicas e sociais

Euclides Dos Reis

Este trabalho propõe apresentar o desenvolvimento sustentável, que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.  

O Desenvolvimento Sustentável

I. Introdução

A questão do desenvolvimento sustentável tem vindo a alertar a humanidade para a importância dos cuidados na utilização dos recursos naturais e na utilização dos mesmos de forma responsável, de maneira que, as atuais gerações satisfaçam as suas necessidades sem comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, na verdade essa é a essência do próprio conceito do desenvolvimento sustentável.

A forma pouco amigável com que a humanidade gere os recursos naturais levou ao surgimento de vários problemas ambientais, como a poluição, desertificação, secas, etc. Acções essas que estavam a por em risco a própria sobrevivência humana, pondo em risco o bem-estar social e a própria sustentabilidade do planeta. Foi pensando nesses problemas provocados pela acção humana, que Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Convocou em 1968, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que veio a se realizar em Junho de 1972 em Estocolmo. Também posteriormente em 1992 convocou mais uma Conferência sobre o meio ambiente e desenvolvimento que pudesse avaliar como os países haviam promovido a Protecção ambiental desde a Conferência de Estocolmo de 1972. Neste contexto, torna se necessário abordar sobre os principais assuntos discutidos nessas duas conferências, que tem no centro a questão do desenvolvimento sustentável, analisando as medidas que que tem por objectivo garantir a sustentabilidade do planeta.

II. Desenvolvimento sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu durante a Comissão de Brundtland, na década de 1980, onde foi elaborado o relatório Our Commom Future, quando a Primeira-ministra norueguesa, Gro Harlem Brundtland, apresentou a seguinte definição para o conceito: “É a forma com que as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Pode-se definir o desenvolvimento sustentável, como um processo de transformação, no qual, a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as instituições, devem harmonizar de forma que haja uma racionalização na absorção das potencialidades do planeta, de forma que esta possa atender, tanto às necessidades presentes como as necessidades futuras, pode-se dizer de outra forma, que o desenvolvimento sustentável propõe uma conciliação entre a actividade económica e a preservação ambiental, uma vez que, o crescimento económico implica um aumento da produção, que significa um aumento do consumo dos recursos naturais e este de facto compromete a capacidade de regeneração dos recursos, por isso, é necessário uma conciliação entre o ponto económico e ambiental. Também Para que haja desenvolvimento sustentável, é necessário desenvolvimento social, no que toca à melhoria das condições de vida da população, através de políticas de distributivas, permitindo a todos o acesso á educação, saúde e habitação, com vista, à redução do problema da desigualdade e exclusão social. Um crescimento económico de modo que haja uma gestão eficiente dos recursos naturais. A sustentabilidade ambiental referindo-se á manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas face a acreções humanas. De uma forma resumida são esses os três princípios do desenvolvimento sustentável; desenvolvimento económico, protecção ambiental e equidade social.

A organização das nações Unidas nos seus estudos se deparou com vários problemas ambientais que emergiram resultantes da acção humana, problemas como, a poluição, a desflorestação, a erosão etc., decidiu fazer uma chamada de atenção ao mundo, alertando que os processos de crescimento adoptados estavam a comprometer a sustentabilidade do planeta, em resultado disso a organização das nações Unidas convocou duas reuniões para debater questões globais com vistas à busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta: a primeira vez em Estocolmo, em 1972, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 1992.

III. As duas Principais Conferências Internacionais sobre o Meio Ambiente

1. A conferência de Estocolmo

Em 1968, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), solicitou uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que veio a se realizar em Junho de 1972 em Estocolmo, para se discutir os problemas ambientais provocados pela acção dos países nos seus processos de desenvolvimento, acções estas que estavam a por em causa o bem-estar, uma vez que, estavam a degradar o ambiente pondo do em risco o ecossistema.

Nesta conferência participaram representantes de diversos países e de diversas organizações não-governamentais, em que houve choque entre a perspectiva dos países desenvolvidos e a perspectiva dos países em desenvolvimento, sendo que os primeiros preocupados com os problemas ambientais propuseram medidas de preservação ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com