TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um relatório sobre ciências sociais e desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento de um relatório sobre ciências sociais e desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 17

POLO ADVENTISTA PORTO ALEGRE

Andresa Dutra Pereira RA: 448086

Cintia Danieli Bicca dos Santos RA:7932686354

Patricia Vargas RA:7983703880

Apresentação do trabalho baseado no desenvolvimento de um relatório sobre as ciências sociais e seu desenvolvimento. Turno: Noite 2º semestre do curso de Administração da Faculdade Anhanguera Uniderp Polo Adventista de Porto Alegre - RS.

Profº Tutor: Jefferson Herbe

Porto Alegre, novembro de 2013.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------2

Introdução

O presente relatório tem por objetivo explanar a respeito da construção, na ótica da sociologia, da Cultura, individuo e sociedade bem como suas complexidades no eixo tempo espaço. Vamos identificar e listar os significados numa visão cientifica em estudos realizados.

As ciências sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, seu desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, permitindo identificar e refletir sobre novos métodos nos processos de transformação das relações e estruturas sociais.

Nesse processo de aprendizado, construiremos alicerces na construção das relações interpessoais e suas análises, no caminho para a edificação de um cidadão mais consciente do seu papel na sociedade, enquanto individuo para a construção de uma sociedade mais justa.

.

Conforme nossas pesquisas, relatamos o produto de nossas indagações:

Cultura

Para diagnosticar de forma cientifica, dizemos que cultura, do ponto de vista formulada por Edward B. Taylor em 1871, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Todas as sociedades – rurais ou urbanos – simples ou complexas – possuem cultura, cada qual com sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e costumes.

A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para um, pode ser repugnante ou repulsivo para outra.

Como uma totalidade podemos determinar que Cultura é:

1ª – Que é transmissível pela herança social e não herança biológica. Depende do processo de socialização do individuo.

2ª – Compreende a totalidade das criações humanas. Incluem idéias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação e construções, etc.

3ª – Característica exclusiva das sociedades humanas. Os animais são incapazes de criar cultura.

Concluímos que cultura na visão sócio antropológica, não se refere tão somente ao conhecimento formal que as pessoas adquirem ao longo de suas vidas, mas também, ao modo de vida de um povo, de suas crenças religiosas, suas idéias políticas, seus sentimentos filosóficos, suas teorias cientificas, suas atividades econômicas, suas tradições e costumes, seu vestuário e culinária, seus papeis sociais e valores morais, etc, assim como a rede de significados que esta por detrás dessas relações e práticas sociais.

Indivíduo

Quando nasce é apenas um corpo biológico provido de alguns poucos instintos necessários a sua sobrevivência. Na fase inicial, quando bebê, é extremamente dependente da presença de seres humanos mais experientes para o pronto atendimento de suas necessidades. A medida que vai se desenvolvendo e tendo consciência de si e dos outros, o ser humano vai interagindo com um mundo que já existia antes dele, e se vê enquadrado dentro de exigências culturais presentes no interior da sociedade onde vive, deixando seus primeiros instintos serem readequados a nova realidade, como num padrão de conduta onde procura se adequar.

De um modo geral, dizemos que o ser humano vai se ajustando gradualmente num mundo dominado por maneiras de pensar, de agir e sentir, anteriores ao seu nascimento, os quais lhe são transmitidos através de um longo processo de aprendizado que o acompanha do nascimento até boa parte da vida adulta.

Baseado neste raciocínio, a sociologia insiste no fato de que os seres humanos constroem suas próprias naturezas, ou seja, suas próprias formas de comportamento, desconstruindo a idéia segundo a qual o comportamento humano advém de sua natureza biológica, uma vez que não trazemos em nosso código genético – ao contrário de outros animais – os padrões de comportamento que nos guiarão no percurso de nossas vidas em sociedade, sem, contudo negar nossa estrutura biológica.

Para as ciências sociais, individuo é cada ser contemplado isoladamente, com atributos próprios de unicidade, diferenciando-se dos demais, sendo cada membro que forma a sociedade.

Sociedade

Grupo de pessoas que compartilham de uma mesma cultura.

Segundo Berger e Luckmann, o social pré existe ao individual, mais do que isso, o social é que permite a individualização. O individuo não nasce como membro de uma sociedade, mas nasce com a predisposição para a sociabilidade e torna-se membro da sociedade, sendo a vida em grupo o que transforma o animal homem em um ser humano.

E ainda:

“ A socialização é o processo pelo qual o individuo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma determinada sociedade.”

LIVRO: A construção social da realidade p.72-5.

Nesse processo de socialização temos cinco principais agentes: 1ª –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com