TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdicio De Alimentos

Exames: Desperdicio De Alimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO :

O Projeto tem por finalidade falar sobre os desperdícios de alimentos que atualmente tem sido um grave problema que Brasil e sua população vêm enfrentando. Uma vez que também identificamos em nosso país um número elevado de pessoas que não têm o que comer. Nesse sentido, faz-se necessário conscientizar os/as alunos/as sobre a importância do reaproveitamento dos alimentos, bem como de ações que evitem o desperdício e promovam a melhor distribuição dos mesmos na população.

Justificativa:

A proposta do projeto é promover o reconhecimento do desperdício de alimento, o Brasil desperdiça em média 39 mil toneladas de alimentos por dia, o que seria suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas com café da manha, almoço e jantar. O que seria possível se a educação brasileira educassem nossas crianças e as conscientizassem da importância de se evitar que quantidades absurdas de comida fossem parar no lixo.

Objetivos:

1-Levantar problemas sobre o desperdício de alimentos;

2-Formação de hábitos alimentares mais saudáveis;

3-Envolver a família com o trabalho realizado.

Metodologia:

1-Durante a aula forme um círculo e motive os alunos a conversarem sobre os diferentes hábitos alimentares, com intervenções sobre a dieta de cada um;

2-Utilize um amplo material bibliográfico para complementar a aula como: revistas, jornais, folhetos, vídeos, entre outros. Dentre os assuntos abordados por este material, inclua a fome de pessoas menos privilegiadas.

3-Desafie seus alunos a pensar e a se expressar sobre o que comem e suas implicações para a saúde. O lanche é realmente saudável? Se não, o que deveria mudar?

4-Estabeleça um paralelo entre alimentos e a reciclagem das embalagens;

5-Finalize com uma palestra realizada por um nutricionista.

Avaliação:

1-Participação dos Alunos.

2-Realização das atividades.

3- Expressão Oral \verbal dos alunos.

Referencias:

http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/

Autor: Anna Vieira

http://www.onu.org.br/desperdicio-global-de-alimentos-gera-prejuizo-de-750-bilhoes-de-dolares-por-ano-calcula-fao/

Autor: Giuseppe Bizzarri

Desenvolvimento

O desperdício de alimentos é um dos graves problemas que a agricultura mundial enfrenta. No Brasil e nos países vizinhos, a situação não é diferente. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, mais da metade da produção de frutas e verduras é desperdiçada na América Latina. O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos, produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população. De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.

Desperdício de alimentos é o descarte ou inutilização de qualquer substância alimentar independentemente do fato de estarem crua ou cozida Diversos fatores contribuem que o alimento seja descartado seja durante sua produção, beneficamente ou comercialização. Apontam que 1,3 toneladas de comida, cerca de 1/3 da produção mundial, são perdida ou descartada anualmente. As perdas ocorrem em todas as etapas, em países com renda per capita menor, as maiores perdas ocorrem durante a produção. Prova deste desperdício financeiro é ressaltada de Perdas no Varejo Brasileiro, que demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em perecíveis. Para medir e reduzir o desperdício global de alimentos e resíduos. Atualmente, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é perdido ou desperdiçado – aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas, totalizando 750 bilhões de dólares anuais. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente.

Os alimentos necessitam do consumo de água e do uso da terra, e ao longo do processo de produção e preparo emitem mais de 3 bilhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com