TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: RESPEITO E DISCIPLINA NA ESCOLA

Por:   •  13/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.030 Palavras (17 Páginas)  •  3.154 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CLAUDIA PEREIRA MACHADO

CLEIDE MARIA GEFFER COELHO

MARIA APARECIDA PEREIRA

RENATO DOMINGUES DA SILVA

MARCIANA KLIEMANN

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

RESPEITO E DISCIPLINA NA ESCOLA

CASCAVEL

2016

CLAUDIA PEREIRA MACHADO

CLEIDE MARIA GEFFER COELHO

MARIA APARECIDA PEREIRA

RENATO DOMINGUES DA SILVA

MARCIANA KLIEMANN

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

RESPEITO E DISCIPLINA NA ESCOLA

Projeto de intervenção apresentado no curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional como quesito fundamental para a aquisição do título de Psicopedagoga da Faculdade Assis Gurgacz – FAG

Orientadora: Ms. Marciana Pelin Kliemann

CASCAVEL

2016


TEMA: Limites e disciplina na escola

Justificativa

O Projeto a ser realizado na disciplina de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional, tem como objetivo promover a realização de atividades de docência no ensino médio. O presente projeto de intervenção será realizado conforme necessidade observada durante as aulas assistidas na turma do 1º ano “D” no período noturno do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone e uma reunião com a professora orientadora e o grupo de psicopedagogos em formação inicial.

 Sendo assim, a proposta de desenvolver esse projeto, no espaço desta instituição, vem da constatação de que a sociedade atual, no mundo globalizado, com o aumento crescente da competitividade e da inserção no mercado de trabalho, as famílias estão envolvidas com a questão da sobrevivência, não lhes sobrando tempo para a dedicação aos filhos, onde muitas vezes estes deixados de lado acabam se envolvendo em coisas ilícitas, más companhias, se tornando com o tempo pessoas arredias e rebeldes, não dando valor a nada e nem se importando com nada a sua volta, somente com o que é de seu interesse, vindo para o ambiente escolar totalmente desmotivado e indisciplinado.

O contexto do estágio como citado anteriormente, será o Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, que apresenta a seguinte especificidade: Este estabelecimento de ensino teve sua origem no ano de 1967, situava-se nesta época à Rua nº 04, Alto Alegre, hoje, Rua Cuiabá e seu primeiro nome foi, Escola Municipal Manoel Ludgero Pompeu – Educação Infantil e Ensino Fundamental recebeu este nome em homenagem a um dos pioneiros cascavelenses. Neste período a mesma atendia a 290 alunos de 1ª a 4ª série, sob o regime de Lei nº 4024/51. No ano de 1973, a escola passou a ser regida pela Lei nº 5692/71 passando a atender alunos de 1ª a 5ª série e progressivamente até 1978, quando passou a atender até a 8ª série. Até o ano de 1989, o Estabelecimento possuía turmas de 1ª a 8ª série sob responsabilidade da SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, denominando-se Escola Municipal Manoel Ludgero Pompeu – Ensino de 1º Grau.

A partir de fevereiro de 1990, parte da atividade do ensino que compreende 5ª a 8ª séries ficou sendo responsabilidade da SEED – Secretaria de Estado da Educação, passando o estabelecimento a denominar-se Escola Estadual do Bairro Alto Alegre – Ensino de 1º Grau, pela Resolução nº 722 de 27 de fevereiro de 1991, reconhecido posteriormente pela Resolução nº 1216 de 07 de abril de 1995.

Em 24 de setembro de 2007, foi aprovado por unanimidade o nome do Padre Carmelo Perrone, que em vida realizou serviços relevantes para esta comunidade e lutou junto para conquista do terreno e da construção da escola. Após a inauguração, com a formalização dos entendimentos entre as autoridades competentes, houve a desvinculação do Colégio com a Escola Municipal, tendo o município recebido em troca deste prédio a nova escola construída pelo Estado. O Colégio atende a comunidade nos três períodos: manhã, tarde e noite, ofertando três modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio organizado em blocos e Educação Profissional.

ISSO NÃO VAI NO PROJETO SOMENTE NO RELATORIO, POIS TRATA-SE DO RECONHECIMENT DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR.

Nº TURMAS Nº ALUNOS

Manhã

 Ensino Fundamental: série- 8ª, turmas-6, alunos - 207

 Ensino Médio blocos: série-  1º 2º 3º, turmas- 10, alunos – 357

 Ensino Profissionalizante Integral: série - 1º 2°, turmas-  4, alunos- 145

Sala de Recurso: 1, alunos-06

 Tarde

 Ensino Fundamental: séries- 5ª a 7ª, turmas -20, alunos-685

 Noite

 Ensino Fundamental: série- 8ª, turma- 1, alunos-33

 Ensino Médio em blocos: séries-1º 2º 3º, turmas-6, alunos-172

 Ensino Prof. Subsequente (semestre)séries: 1º 2º 3º, turmas-7, alunos-172

 intermediário CELEM- Espanhol e Francês: série-1º e 2º, turmas-4, alunos-

Meta da Instituição

 Transmitir o conhecimento científico historicamente acumulado a fim de colaborar na formação integral do aluno, para que o mesmo seja capaz de transformar sua vida a partir do meio social, buscando sua emancipação e possibilitando assim, intervir no contexto social em que vive.

Princípios norteadores da educação

 A escola assume o desafio de trabalhar orientando-se pelos princípios educacionais, buscando refletir e cuidar para que sejam garantidos conforme Art. 3º da LDBEN 9394/96 e enfatizado no Regimento Escolar, também no seu Art. 3º.

I.        igualdade de condições para o acesso, permanência e sucesso na escola, vedada qualquer forma de discriminação e segregação;

II.        II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III.        III. gratuidade do ensino;

IV.        IV. valorização dos profissionais do ensino;

V.        V. gestão democrática e colegiada da escola;

VI.        VI. garantia de uma educação básica e unitária (Brasil, 1996 p. )

 Estes princípios orientam o processo de acesso, permanência e conclusão de sua escolaridade bem como de todo processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (253.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com